Campanha nacional alerta para mitos e verdades sobre a tireoide

0

No Dia Internacional da Tireoide, lembrado hoje (25/05/2018), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) publicou mitos e verdades relacionados à glândula, localizada na base da região anterior do pescoço.

Por meio da folhetos e vídeos informativos, a proposta da campanha, que segue até domingo (27), é esclarecer dúvidas de pacientes e do público em geral.

Segundo a entidade, a tireoide produz dois hormônios: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), importantes em todas as fases da vida, desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução, até a velhice. Os hormônios também têm atuação importante nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e metabolismo.

Confira os principais mitos e verdades sobre a tireoide divulgados pela SBEM :

O hipotireoidismo é muito comum

Falso – O hipotireoidismo é uma doença comum, que afeta de 8% a 12% dos brasileiros – principalmente mulheres e idosos.

Crianças não têm doença da tireoide

Falso – Crianças podem ter algum tipo de doença da tireoide, que pode levá-las a parar de crescer e a ir mal na escola. A forma mais grave de hipotireoidismo é a congênita, que se manifesta já em recém-nascidos. Se não diagnosticado e não tratado, o quadro pode causar deficiência mental irreversível.

Doenças da tireoide afetam a gravidez

Verdadeiro – Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, podem associar-se a complicações da gestação e a problemas para o feto.

A obesidade pode ser causada pelo hipotireoidismo

Falso – O hipotireoidismo não tratado associa-se apenas a um ganho leve de peso – em geral, por retenção de líquidos.

Tomar hormônio da tireoide ajuda a emagrecer

Falso – O hipertireoidismo realmente emagrece, mas à custa de massa magra, com diminuição de força muscular. Usar T4 ou, pior, T3 pode causar arritmias, hipertensão, diarreia e outras manifestações graves e até fatais.

Posso saber se tenho problema na tireoide fazendo um exame de sangue

Falso – Os exames para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e da T4 livre. O médico pode ainda solicitar outros exames, se necessário.

O ultrassom da tireoide é importante para a detecção do nódulo e para que o médico possa operar logo

Falso – Nódulos de tireoide são muito frequentes no ultrassom. Por isso, ele só deve ser solicitado quando o médico suspeita de algo. A maior parte dos nódulos é benigna, não se caracteriza como câncer e não necessita de cirurgia.

O iodo faz bem para a tireoide

Falso – O iodo da alimentação geralmente é suficiente para produção dos hormônios tireoidianos em qualquer faixa etária. Em excesso, o iodo pode produzir sérios danos – inclusive piorar ou causar hipo ou hipertireoidismo.

O cansaço pode ser causado por hipotireoidismo

Verdadeiro – Os principais sintomas do hipotireoidismo são sonolência excessiva, cansaço e falta de disposição, lentidão e dificuldade para exercer as tarefas e funções habituais, esquecimento fácil, tristeza, intestino preso, ressecamento da pele e dos cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável. Mas esses sintomas podem aparecer em muitas outras doenças.

A T3 (tri-iodotironina) é útil no tratamento de estresse, cansaço ou desânimo

Falso – Não há indicação de uso de T3 nessas situações. Ela pode causar riscos à saúde.

A T3 (tri-iodotironina) pode ser formulada com segurança

Falso – A maioria das farmácias de manipulação não atinge alta precisão ao formular o hormônio em microgramas. Os hormônios formulados não estão sujeitos aos mesmos controles de qualidade dos medicamentos industrializados nem ao monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Deve-se tomar iodo durante a gestação

Falso – A indicação de suplementação deve ser individualmente avaliada, levando em conta a alimentação e outros fatores. Alguns suplementos vitamínicos oferecidos às gestantes contêm pequenas quantidades de iodo.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui