Ministério da Saúde amplia para 69 anos a idade máxima para doação de sangue

0

A partir de agora, pessoas com 69 anos de idade vão poder ser doadores de sangue. Antes, a faixa etária para a doação era de 16 a 67 anos. Com a expansão da idade máxima, o Ministério da Saúde prevê um aumento no número de doadores, como conta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

“Potencialmente mais cerca de dois milhões de brasileiros poderão doar sangue, poderão fazer esse ato de defesa da vida. É uma possibilidade muito grande, porque nós temos vários doadores que já vinham doando regularmente. Pessoas que são bastante fieis aos bancos de sangue, e quando chegam aos sessenta e sete anos, embora estejam bem de saúde, com todas as possibilidades de continuar a doar, eles são interrompidos. Porque não é permitida a doação acima de sessenta e sete anos. Então, com essa mudança, o Ministério da Saúde espera incorporar potencialmente mais dois milhões de doadores que é essa população estimada pelo IBGE nessa faixa etária”.

Além de ampliar a idade máxima para doar sangue, o Ministério da Saúde também tornou obrigatório o Teste NAT nos serviços públicos e privados que coletam sangue.

O Teste NAT é responsável por detectar o vírus HIV e a hepatite tipo C no doador. Atualmente, o país coleta três milhões e seiscentas mil bolsas de sangue por ano. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Por: Agência do Rádio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui