SES realiza capacitação sobre biossegurança no Vale do Jequitinhonha

0

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, está realizando nos meses de outubro, novembro e dezembro, no Vale do Jequitinhonha, capacitações sobre biossegurança para profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde, hospitais e portas de entrada para atendimento ao acidentado com material biológico. O objetivo é aumentar a compreensão e o conhecimento dos profissionais de saúde sobre biossegurança e o protocolo de atendimento, visando diminuir o número de acidentes com materiais biológicos e ou perfuro cortantes.

O enfermeiro e referência técnica de Hepatites da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, abordou sobre os riscos ocupacionais na saúde, as hepatites virais, a profilaxia pré e pós exposição da Hepatite B e a importância da notificação dos casos. Já o enfermeiro do Hospital Deraldo Guimarães (HDG) de Almenara, Agnaldo Gomes, falou sobre as recomendações para abordagem da exposição ocupacional a materiais biológicos, os procedimentos recomendados nos casos de exposição a esses materiais, os cuidados imediatos e a quimioprofilaxia para HIV.

Segundo a autoridade sanitária e referência técnica em DST/HIV/AIDS da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, a redução dos acidentes acontece por meio da adoção de medidas de biossegurança, mudanças no comportamento e organização no ambiente de trabalho. “Os profissionais de saúde envolvidos na dinâmica da assistência ao paciente, especialmente os de enfermagem, focados no fazer em saúde, são os que se encontram mais susceptíveis a esse tipo de acidente. Entretanto, outros profissionais, como coletores de lixo, policiais militares, bombeiros, zeladores, motoristas de ambulâncias, têm sofrido acidentes com exposição a material biológico”.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 117 acidentes com materiais biológicos foram notificados no período de 2008 a 2013 nos 25 municípios da região, sendo que 33% deste total foram notificados no ano de 2013. “Os acidentes de trabalho com material biológico e perfuro cortantes apresentam alta incidência entre os profissionais de saúde devido aos inúmeros riscos ocupacionais a que esses trabalhadores estão expostos. A realização desta capacitação além de valorizar os profissionais de saúde, busca atualizar conhecimentos, sensibilizar para a importância da prevenção”, informou Silva.

As enfermeiras do município de Salto da Divisa, Syara Meira e Amanda Varjão, já participaram da capacitação que aconteceu na cidade de Almenara, no período de 29 a 31 de outubro e ressaltaram a importância desse tipo de evento. “Sem sombra de dúvidas o curso de biossegurança, superou as minhas expectativas, pois abordou assuntos do dia a dia dos trabalhadores de saúde, alertando quanto a erros e abordando possíveis resoluções”, disse Meira.

As próximas capacitações estão previstas para acontecer no período de 19 a 21 de novembro, no município de Jequitinhonha, de 3 a 5 de dezembro, em Itaobim, e, ainda, na cidade de Pedra Azul, com data ainda a ser definida.

Por Allan Campos / GRS Pedra Azul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui