Inscrições para 73 cursos on-line gratuitos do MEC terminam hoje

0

Encerram-se nesta segunda-feira (19/03/2018) as inscrições para os vários cursos gratuitos on-line oferecidos pelo Pronatec Oferta Voluntária – programa de qualificação profissional do Ministério da Educação (MEC). São mais de 500 mil vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade de Ensino a Distância. Veja aqui a oferta de cursos e como se inscrever (http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntaria).

Entre as dezenas de opções de cursos, estão Agente de Limpeza urbana, Assistente de Faturamento, Assistente de Tesouraria, Assistente de Recursos Humanos, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Promotor de Vendas, Agente Comunitário de Saúde, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador Infantil, Produtor de Cerveja, entre outros.

A oferta dos cursos é feita por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se submeteram a um Edital de Chamada Pública para ofertar ensino de forma voluntária, ou seja, sem o recebimento de recursos por parte do MEC.

Podem se candidatar aos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Será dada preferência aos que atenderem a um dos seguintes requisitos: sejam estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda; mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda; pessoas com deficiência; povos indígenas; comunidades quilombolas; e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Mediotec

Segundo a assessoria de imprensa do MEC, devem ser abertas no segundo semestre aproximadamente 21 mil novas vagas para o Mediotec (http://portal.mec.gov.br/mediotec), uma ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular na rede pública estadual.

Porém, ainda não é possível especificar os municípios de Minas Gerais que serão contemplados com esta modalidade, pois o processo de pactuação das vagas está em andamento. As instituições de ensino interessadas em ofertar essas vagas já encaminharam suas propostas ao MEC, as quais estão em fase de análise e avaliação. A previsão de homologação é na última semana de março, data a partir da qual será possível conhecer os municípios que ofertarão essas novas vagas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui