Fundo Estadual de Cultura repassa investimentos para projetos em Cantagalo, Dores de Guanhães e Peçanha

0

Os investimentos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) direcionados para a região do Rio Doce este ano irão contemplar nove projetos, beneficiando seis municípios entre eles Cantagalo, Dores de Guanhães e Peçanha.

Revitalização em Peçanha

Em Peçanha, será feita a revitalização do antigo paço municipal. No local funciona, atualmente, a biblioteca, que também será beneficiada com recursos para modernização. Os dois projetos foram propostos pela Prefeitura e somam R$ 91 mil. Segundo a chefe do setor de Cultura e Turismo, Marina Leão, R$ 80 mil serão aplicados na recuperação do telhado e madeiras comprometidas.

“A construção é de 1.870 e nunca passou por restauração. Temos madeiras comprometidas por pragas e pela ação do tempo que precisam ser trocadas, além de reparos no telhado e pintura interna”, afirma.

O restante será direcionado para a modernização da biblioteca. “Temos um acervo de áudio visual, mas não temos como disponibilizar o uso. Vamos adquirir o equipamento necessário para isso. Também pretendemos criar um espaço infantil, com mobiliário apropriado para as crianças. O objetivo é tornar o ambiente atrativo para esse público, incentivando a leitura”, explica. Hoje, passam pela biblioteca de Peçanha cerca de 5 mil pessoas no ano, que podem ter acesso a mais de 12 mil livros.

Os outros projetos aprovados na região são: Biblioteca Agenor Leal: Uso Sustentável (Cantagalo) e a Reconstrução da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – Etapa 2 (Dores de Guanhães).

O FEC tem como objetivo dar apoio financeiro a ações e projetos que visem à criação, produção, preservação e divulgação de bens e manifestações culturais no Estado e estimular o desenvolvimento cultural do Estado em suas regiões, com foco prioritário para o interior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui