Tribunal mantém cassação de vereador de Montes Claros

0

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve, por seis votos a zero, a cassação do mandato do vereador de Montes Claros, José Valdinei Gonçalves Siqueira (PSDC). Leão, como é conhecido, foi cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2016; ele foi eleito com 1.854 votos.

De acordo com denúncia do Ministério Público Eleitoral, Leão usou de privilégios dentro do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) para distribuir leite em pelo menos duas comunidades de Montes Claros. Na época o Idene negou que tenha sofrido influência do candidato na distribuição do leite.

O advogado Renato Campos, que defende o vereador cassado, afirmou que irá esperar a publicação da decisão desta segunda-feira para verificar a necessidade de entrar com o pedido embargo de declaração. Este embargo pede esclarecimentos sobre a sentença, mas não permite reverter a decisão.

“Nós continuamos acreditando em uma decisão favorável. Após a publicação, se não entrarmos com o pedido de embargo, iremos recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Continuamos confiantes que o TSE irá manter o vereador Leão no cargo”.

Sérgio Pereira (PSDC) é o suplente ao cargo ocupado por Leão. Segundo o advogado Farley Menezes, Pereira deve tomar posse logo após a publicação da decisão. “Mesmo que eles recorram ao TSE, a decisão do TRE fica mantida; este trâmite não tem efeito suspensivo. Agora é só aguardar a publicação”.

Vereador foi cassado por abuso de poder econômico e compra de votos (Foto: Arquivo pessoal)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui