Prefeitos do Alto Jequitinhonha se mobilizam contra governos federal e estadual

0

Prefeitos de cidades do norte de Minas e do Alto Jequitinhonha, regiões mais pobres do Estado, se mobilizam para protestar contra medidas administrativas e econômicas dos governos federal, sob gestão do PT, e estadual, sob o PSDB, que elevam as despesas municipais.

O secretário-executivo da associação que reúne os municípios do norte, Luiz Lobo, disse que os municípios estão assumindo despesas mais elevadas com o aumento do salário mínimo, equipes de saúde da família, educação e combustível para polícia, por exemplo.

Os prefeitos também contestam os descontos nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) por causa de dívidas municipais com o INSS sem que haja uma renegociação sobre essas dívidas com o governo federal.

Na sexta-feira (25), em Diamantina, prefeitos do Alto Jequitinhonha também se reuniram e criticaram as novas despesas aprovadas pelo Congresso sem apontar a fonte de recursos, conforme divulgou a AMM (Associação Mineira de Municípios).

Uma das medidas adotadas por esses prefeitos é não assinar o convênio para aderir ao programa que a área da educação do governo mineiro implementará em 2014, criando a sexta hora nas escolas estaduais. Os gastos, dizem eles, ficarão para os municípios.

A intenção é não assinar os convênios até que o Estado dê aos prefeitos “uma posição mais clara sobre o assunto”, segundo a AMM.

Fonte: Folha Press

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui