Nível da barragem que abastece Montes Claros sobe cerca 1,4 metros com chuvas do fim de semana

0

Montes Claros atingiu o recorde de volume de chuva registrado no mês de fevereiro na última década. Segundo dados da estação metateológica da UFMG, choveu 249,6 mm das 10h do dia 1º de fevereiro até às 10h desta segunda-feira (5). O volume maior de 117, 8 mm foi registrado no domingo (4).

“Essa quantidade é extraordinária. Já tem mais ou menos uns 10 anos que não é registrado um volume tão grande de chuva nos primeiros dias de fevereiro”, explicou Célio de Castro.

No dia 1º, choveu 11,6; no dia 2 não houve precipitação de chuva. No sábado (3), foram registrados 54,4 mm e nesta segunda 65,8 mm.

De acordo com a Copasa, após as chuvas, o nível da barragem de Juramento, que abastece 65% da população de Montes Claros, subiu 1,40 metros. A capacidade total da barragem até esse domingo (4) estava em 27,27%.

Em setembro de 2017, o local atingiu o nível crítico, com apenas 18,5% da capacidade total e a Copasa aumentou o período de racionamento de água na cidade.

Barragem de Juramento (Foto: DRV Imagens Aéreas/Reprodução)

Estragos provocados pela chuva

O Corpo de Bombeiros atendeu 25 ocorrências durante o final de semana de chuva em Montes Claros. Não houve vítimas e a maioria dos chamados foi de queda de árvores e inundações em residências. Houve também ocorrências de riscos de desmoronamentos e queda de um muro no Bairro Ibituruna. Os pontos de alagamentos ocorreram em toda a cidade e a lagoa do Parque Municipal transbordou.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia, há previsão de chuva até a próxima sexta-feira na cidade e os bombeiros fazem um alerta aos moradores.

“Os motoristas devem ficar atentos e evitar passar em áreas alagadas. As pessoas que moram próximas a encostas de córregos devem observar o nível da água e deixar a residência, caso perceba que o nível está subindo. É importante também observar o surgimento de trincas dentro do imóvel. Pedimos também que os moradores não atravessem enchentes, porque podem ser arrastados”, orienta o tenente Diego Prates.

Em Januária, choveu 198,28 mm, segundo o Inmet, e várias ruas ficaram inundadas. O Corpo de Bombeiros informou que foram registradas 30 ocorrências de queda de árvores, alagamentos e vistorias. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros de Janaúba também registrou queda de árvores na área urbana e em rodovias durante o final de semana. De acordo com o Inmet, choveu 200 mm na cidade.

Segundo o Distrito de Irrigação do Gorutuba, a Barragem Bico da Pedra está em 6,22 centímetros acima do volume morto. A capacidade total é de 20,25% e o volume útil está em 9,6%.

“Nesse ano, chegamos a ficar em 15,81% da capacidade total. A barragem atende moradores de Janaúba e Nova Porteirinha e a chuva desse final de semana teve um reflexo bem positivo. Nos últimos anos, não estava sendo comum chover tanto nessa época”, explicou Adalberto Santos Pinto da Paixão, engenheiro agrícola do Distrito.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas / Imagem ilustrativa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui