Polícia prende suspeito de mutilar cães na zona rural de Inhapim, no Vale do Rio Doce

1

Um homem de 40 anos foi preso na noite da segunda-feira (15/01/2018), em Inhapim, suspeito de ter castrado cruelmente dois cachorros. O lavrador A.F.A teria sido identificado em um vídeo, divulgado nas redes sociais, que mostra o ato contra os animais, ocorrido no Córrego do Valão, em Tabajara, distrito da zona rural de Inhapim, na região do Rio Doce.

No vídeo, sete homens aparecem reunidos, estando alguns segurando um cachorro, enquanto um deles, que seria A.F.A, se utiliza de um canivete para castrar o animal de forma inadequada, deixando-o mutilado. O animal ainda foi agredido com um chute, arrastado e teve a cabeça tampada com um saco plástico.

Em ação conjunta montada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Ministério Público, ficou entendido que caberia prisão em flagrante para os suspeitos, haja vista que o fato já havia sido praticado anteriormente, portanto, em tese caracterizaria uma associação criminosa. Uma testemunha contou ao Ministério Público que os suspeitos já haviam se reunido em 2016 para cometer o mesmo crime.

A.F.A foi localizado no Córrego do Valão, pela Polícia Militar. No local, foi constatado que dois cães haviam sofrido a ação criminosa, apresentavam feridas visíveis e aparentavam estar com medo da aproximação de qualquer pessoa.

Para a Polícia Militar, A.F.A disse que no dia 10 de janeiro, quarta-feira, se reuniu com alguns amigos na casa de um deles, onde estavam comendo peixes e ingerindo álcool. Em certo momento, os animais se aproximaram e um dos suspeitos, morador da residência, teria dito que já não suportava mais a presença dos animais. Foi então que alguns deles tiveram a ideia de castrar os cães. A.F.A contou que realizou a castração sem nenhum tipo de anestesia ou medicação, e que nenhum dos amigos sabia de quem eram os animais.

Os animais foram examinados por uma médica veterinária, entregues aos proprietários e seguem sendo medicados. A.F.A foi levado para a Delegacia de Plantão em Caratinga, onde foi preso em flagrante pelos crimes de associação criminosa, maus-tratos a animais e incitação criminosa, e será encaminhado ao Sistema Prisional. À Polícia Civil, ele disse que só teria castrado um animal e que estava alcoolizado. As investigações seguem com o intuito de colher depoimentos de testemunhas e localizar outras seis pessoas que estariam envolvidas.

“Foi tão público e notório o fato e as notícias vieram de forma tão rápida pelas redes sociais que tanto a Polícia Civil, quanto o Ministério Público e a Polícia Militar tomaram conhecimento rapidamente do ocorrido. Diante da situação, eu entendi que caberia o flagrante por associação criminosa, porque eles são suspeitos de prática do mesmo tipo de crime no ano passado. Informei à Polícia Militar que poderia efetuar a prisão, mesmo tendo decorrido lapso temporal. Essa pronta resposta se deu em razão da colaboração da população, para que os fatos chegassem até à Polícia”, aponta o Delegado Afrânio Soares, responsável pelo caso.

Coletiva de imprensa sobre o caso (Divulgação/PCMG)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: PCMG)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui