Polícia investiga se mulher foi autora de ranking do sexo em cidade mineira

0

A Polícia Civil investiga a denúncia de que uma mulher, moradora da pacata Muzambinho, na região Sul de Minas, foi a autora do “Ranking do Sexo”. Desde quinta-feira (11/01/2018), quando a lista que rotula e ofende quase 100 mulheres do município tornou-se pública, o assunto tem dominado as rodas de conversa da cidade.

O delegado Sílvio Sérgio Domingues abriu inquérito nesta sexta-feira (12) para apurar quem foi o responsável pelo ranking e afirmou, via assessoria, que uma mulher foi citada como a criadora do ranking. Porém, ele investiga outros suspeitos. “Não tem autoria definida ainda”, informou a corporação.

Além do “Ranking do Sexo”, o delegado também terá trabalho para investigar novas listas que surgiram na cidade. Uma delas classifica os homens como “os mais caloteiros” e os mais “brigões” da cidade. A apuração, porém, segue em sigilo.

Ocorrência

As vítimas da lista “Ranking do Sexo” começaram a procurar polícia para registrar ocorrência. Com as denúncias, a Polícia Civil em Muzambinho abriu inquérito para apurar o crime. Segundo a corporação, após a repercussão do caso, as vítimas procuraram a delegacia da cidade para exigir que o suspeito de montar a lista seja identificado e punido.

A expectativa é que o inquérito seja concluído dentro de algumas semanas. Nos próximos dias, o delegado Sílvio Sérgio Domingues deve começar a colher os depoimentos das vítimas para elucidar o crime.

Lista viralizou e expôs moradoras de Muzambinho (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Viral

A lista foi difundida pelo WhatsApp e aponta quem seriam as mulheres “mais p.” e os homens “mais gays” do município, incluindo jovens de diversas idades, além de pessoas casadas. Com palavras de baixo calão como “vagabunda”, a lista indica mulheres com quem seria possível conseguir sexo fácil.

Se descoberto, o autor da lista pode responder pelos crimes de injúria, ameaça, calúnia, difamação e falsa identidade. A orientação é para quem se sentir ofendido procurar a delegacia de Monte Belo, município vizinho à Muzambinho, para registrar ocorrência e assinar um termo de representação.

Denúncia

O presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes Cibernéticos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG), Luís Felipe Silva Freire, explica que esse é um crime clássico de injúria e difamação, cuja pena pode chegar a até três anos de prisão.

Por ser um crime cibernético, o especialista explica que o mais aconselhável é que a vítima faça um boletim de ocorrência e procure um advogado para adotar medidas para tirar o conteúdo do ar.

“Como nesse caso a lista circulou em grupos de WhatsApp, um aplicativo de mensagens e não uma rede social, não é possível obter ordem judicial para impedir a circulação. Mas é claro que uma investigação policial conseguirá chegar aos autores”, afirma.

O advogado ressalta que, além da injúria, outros tipos de crime podem ser somados, como falsidade ideológica, caso o agressor esteja usando perfis falsos para replicar o conteúdo.

Há também a tipificação de ameaça, se houver algum tipo de intimidação às vítimas. “E todos que compartilham também podem estar sujeitos às punições”, alerta.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui