São José de Alto Belo realiza 36ª edição da Festa de Folia de Reis

1

“São José do Alto Belo mora no meu coração”. O trecho do hino dedicado ao santo resume o motivo pelo qual a “Festa de Folia de Reis de Alto Belo” chega a 36ª Edição: o amor pela cultura local e o desejo de manter viva a tradição. Os festejos começam nesta sexta-feira (12) e seguem até domingo (14), na comunidade de São José de Alto Belo, distrito de Bocaiuva, no Norte de Minas.

A festa foi idealizada pelo cantor e compositor Téo Azevedo, ainda na década de 1980. Ele conta que não queria deixar morrer a prática exercida pelo pai, que também era folião. “Desde criança eu via meu pai cantando e aquilo me interessava demais. Depois que ele morreu juntei com alguns amigos e resolvemos montar o grupo. Os cantos e técnicas seguem os moldes da folia imperial, assim como meu pai fazia”, diz.

A estimativa da organização é que 10 mil pessoas prestigiem os três dias da festa, que é considerada como patrimônio imaterial do município de Bocaiuva. Os 14 foliões de reis se apresentam com cantos de saudação ao presépio, agradecimento, além de danças individuais e coletivas como o Landu e o Guaiano. Para o coordenador Antônio Carlos Souza, mais conhecido como mestre Valdo, a prática é importante para quem como ele é devoto de Santos Reis.

“São mais de 20 anos dedicados a devoção. Com a folia, nós louvamos e adoramos o nascimento do menino Jesus. Durante todo esse tempo foram muitas graças alcançadas. Várias pessoas testemunham isso pelas casas onde visitamos. Meu pai mesmo fez uma promessa e foi curado de uma ferida na perna”, conta.

Essa ligação entre a cultura popular e a fé são apontadas por Téo Azevedo como as principais características da folia. “É uma faculdade sertaneja e marco de cidadania. Além de contribuir para manter as raízes da região, a folia de Alto Belo incentiva e valoriza talentos. Dá aulas de vários instrumentos como viola, violão e rabeca; ensina a respeitar o direito do outro, e estimula os jovens talentos”, afirma.

Com origem na década de 1980, a Folia de Reis de Alto Belo é símbolo de cultura e religiosidade (Foto: Manoel Freitas/Reprodução G1)

Programação

Além das apresentações dos ternos durante os três dias, a festa de “Folia de Reis de São José de Alto Belo” conta com a apresentação de grupos folclóricos e teatrais; solistas de viola caipira, shows de artistas regionais, forró ‘pé de serra’, levantamento do mastro, e missa em homenagem ao santo. Durante as festividades, também serão realizadas corridas e concursos inusitados, como a corrida da galinha e a prova do maior roedor de pequi.

Confira a programação completa:

Sexta – 12 de janeiro
20h: Apresentação de Ternos de Folia de Reis de Alto Belo
21h: Grupos de danças folclóricas
22h: Solistas de viola caipira
23h: Shows com artistas regionais e tradicional ‘Forró Pé de Serra’

Sábado – 13 de janeiro
20h: Cortejo da bandeira e levantamento do Mastro de Santos Reis com Presépio vivo
21h: Abertura oficial
-Hino Nacional cantado na rabeca por Cadú da Viola
-Apresentação do Terno de Folia de Reis de Alto Belo
-Grupo de dança e apresentação teatral
22h: Shows com artistas regionais: Modas de viola, show instrumental, duplas e grupos sertanejos
02h: Show com tradicional ‘Forró Pé de Serra’

Domingo – 14 de janeiro
12h: Apresentação de ternos de Catopê, grupos musicais e Ternos de Folia de Reis
15h: Missa de Santos Reis
16h: Apresentação de grupo teatral
-Corridas: Jegue, porco, galinha, cavalo de pau, de costas e carrinho de mão
-Concursos: Lundu para adulto e criança, maior chupador de limão sem fazer careta, maior chupador de manga, maior roedor de pequi, maior roedor de rapadura, melhor imitador de personagens da região e de bichos, melhor contador de causos e a risada mais engraçada.
20h: Shows com artistas regionais: Modas de viola, show instrumental, duplas e grupos sertanejos
00h: Encerramento – Show com tradicional ‘Forró Pé de Serra’

Além de apresentações teatrais e folclóricas, o evento realizado no distrito de Alto Belo tem corridas inusitadas como a das galinhas (Foto: Manoel Freitas/Reprodução G1)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui