Abastecimento de água é retomado em Ponto dos Volantes, Jequitinhonha e Itaobim

0

O abastecimento de água em Ponto dos Volantes, Jequitinhonha e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, foi retomado, segundo comunicado feito pela Copasa no início da tarde desta terça-feira (09/01/2018). De acordo com o órgão, o serviço foi reestabelecido no dia anterior, mas a água retorna às casas de forma gradativa e sob monitoramento.

O serviço foi suspenso no dia cinco de janeiro após um caminhão carregado com produtos químicos tombar na BR-116 e o material cair no córrego São João, afluente do Rio Jequitinhonha. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que um técnico do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) esteve no local e realizou análise das notas fiscais dos produtos, constatando que a carga continha lubrificantes, álcool etílico, querosene, dentre outros produtos.

Ainda de acordo com o técnico, grande parte da carga de 3.500 litros vazou para o córrego, gerando espuma e provocando a mortandade de peixes. No entanto, as primeiras análises da água não acusaram contaminação, embora uma nova análise mais completa deva ser realizada.

O comunicado da Semad ainda informou que a empresa especializada contratada pela transportadora foi orientada a realizar diversos procedimentos, tais como reposição de solo e revegetação e monitoramento de saúde da população ribeirinha. O NEA ficará responsável por acompanhar o cumprimento de tais medidas, mas o auto de infração por conta do vazamento ainda não foi realizado.

Produtos químicos caíram no Rio São João (Foto: Reprodução/WhatsApp)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui