Prefeitura de Itamarandiba cobra da CEMIG melhorias no fornecimento de energia elétrica no município

0

Inconformado com a situação e cumprindo o dever de cobrar dos órgãos competentes uma solução para os constantes picos de energia e apagões em Itamarandiba, a falta de iluminação no perímetro urbano e energia suficiente em locais essenciais, o Prefeito Erildo Gomes, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Moreira, e Vereadores Jacinto Alves e Claudiney Sena, esteve, na primeira quinzena de outubro, em Belo horizonte, para reunirem com representantes da CEMIG.

Além da comitiva itamarandibana, fizeram-se presentes à audiência, no ato representando o apoiador da causa, Deputado Federal Paulo Abi-Ackel, Sra. Mariana Chaves, assessora do Deputado Estadual Dinis Pinheiro, Sra. Luiza Azevedo, Diretor de Distribuição e Comercialização da CEMIG, Ricardo Charbel e o Gerente de Relacionamento com o Poder Público, Marco Antônio Almeida. Na ocasião a comitiva entregou ofícios e reivindicou à Estatal urgência no atendimento às solicitações.

O Prefeito Erildo Gomes, que a todo o momento pedia urgência na solução do problema, relatou aos representantes da CEMIG a situação vivida pela população do município. De acordo com ele, muitos moradores têm sido prejudicados pelas interrupções no abastecimento. “Diversos casos traduzem o constrangimento que as autoridades locais sentem quanto à qualidade e quantidade da energia fornecida”, disse o prefeito Erildo. “Também não conseguimos atrair investimentos, pois as empresas não têm como colocar seus maquinários para funcionar com a energia que hoje recebemos”. Em resposta, além do reforço na linha de transmissão, a CEMIG comprometeu-se a colocar religadores telecomandados. Nos próximos dias, técnicos da Estatal visitarão Itamarandiba para detalhar melhor as ações a serem tomadas.

Erildo Gomes aproveitou o encontro para pedir o aumento imediato da capacidade de energia para que a COPASA possa captar água do Rio Itamarandiba. “O município está sofrendo muito com a seca. E, em razão da baixa voltagem, a COPASA não está conseguindo bombear a água”, informou.

Quanto a essa solicitação, ficou definido que a CEMIG entrará em contato com a companhia de tratamento de água para saber se já foi requisitado o aumento no volume de energia e como está o andamento da demanda.

A comitiva de Itamarandiba aproveitou o momento para solicitar junto a CEMIG colaboração no projeto de construção do Distrito Industrial do município. “Precisamos do apoio da empresa no sentido de garantir o abastecimento de energia. Sem energia de qualidade e em quantidade suficiente, empresários não serão atraídos para o local.”, ressaltou o Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Eduardo Moreira.

Outro assunto abordado foi o contrato assinado entre o município e a empresa para colocação de luminárias e braços. A prefeitura já pagou 03 parcelas de um total de 36 e pediu agilidade na entrega dos materiais.

Para o deputado federal Paulo Abi-Ackel, que tem intermediado as reuniões entre a CEMIG e a prefeitura de Itamarandiba, em breve, a população não sofrerá mais com os transtornos causados pelos frequentes picos de energia e apagões em Itamarandiba. `Nós estamos convictos de que tudo será resolvido. O cidadão não pode ficar no prejuízo`.

Ao final da reunião ficou definido que a CEMIG irá reforçar a linha de transmissão de energia elétrica, a qual passará de 13.800 kW para 34,5 kW, na cidade. O investimento está estimado em cerca de R$ 2,5 milhões, e o início das obras previsto para o primeiro semestre do ano 2014.

Informações de Ernane Frois / ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui