Itamarandiba adere ao movimento mundial “Outubro Rosa”

0

A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

No sábado dia 19/10, foi realizado o dia “D” da campanha em Itamarandiba, com iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e adesão de vários comércios que enfeitaram suas fachadas com balões e decorativo rosa, no sentido de mostrar, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

“Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada pela Secretaria de Saúde no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na Praça dos Agricultores foi montada uma tenda com objetivo de divulgar a campanha e também realizar a marcação de mamografias e exames preventivos.

O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Fonte: Itamarandiba Hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui