Operação de Mala e Cuia combate o tráfico de drogas no Norte de Minas

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Norte de Minas, realizou no dia 13 de dezembro de 2017 a operação De Mala e Cuia, com o objetivo de reprimir delitos relacionados ao tráfico de drogas em Monte Azul e região.

Na ação, realizada em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva, nove de prisão temporária e dois de prisão preventiva nos municípios de Monte Azul, Mato Verde, Janaúba, Espinosa, Mamonas, Montes Claros, Porteirinha e Catuti. As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da comarca de Monte Azul.

Após mais de dois anos de investigação, foram identificados os líderes de organização criminosa que abastece o mercado de entorpecentes na região, adquirindo a droga em Belo Horizonte, transportando-a para Monte Azul e, de lá, revendendo-a aos usuários.

A operação também busca coibir a fabricação e a venda ilegal de armas, pois foi identificado alvo que estaria produzindo e comercializando inclusive submetralhadoras na região de Monte Azul.

No início de julho, com o auxílio de interceptação telefônica judicialmente deferida, foram apreendidos cerca de 78 quilos de droga que estava sendo transportada por “mulas” da organização criminosa de Belo Horizonte para Monte Azul em malas de um táxi. Daí o nome da operação.

Nove promotores de Justiça, mais de 100 policiais militares e duas equipes da Polícia Civil participaram dos trabalhos.

A unidade regional do Gaeco entende que operações deste tipo são importantes para demonstrar à população que existe vigilância e repressão constantes das forças de segurança, mesmo nas pequenas cidades do estado.

Drogas foram apreendidas durante a operação, em julho deste ano (Foto: PM/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Gaeco do Norte de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui