Governo de Minas já aposentou mais de 40 mil servidores

0

O Governo de Minas Gerais ultrapassou a marca de 40 mil aposentadorias nos últimos três anos. Foram publicados nesta quinta-feira (23/11), no Diário Oficial de Minas Gerais, mais 1.203 atos, totalizando 40.498 aposentadorias na atual gestão.

A maior parte destes servidores estava lotada na Secretaria de Estado de Educação (SEE). O passivo de processos de aposentadoria herdados de governos anteriores era um dos problemas mais graves enfrentados pela área de Recursos Humanos.

No fim de 2014, o número de servidores que já haviam entrado com a solicitação de aposentadoria e afastamento preliminar era de 27.984 e a espera para conseguir se aposentar chegava a cinco anos.

Para solucionar o problema foi formado um grupo de trabalho com servidores das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Educação (SEE). Em 2015, um acordo entre o Governo Fernando Pimentel e entidades sindicais da Educação definiu formas de corrigir os processos mais antigos e acelerar os procedimentos para aposentadoria dos servidores.

De lá pra cá foram aposentados 13.555 servidores em 2015, 15.237 em 2016 e, este ano, já foram publicados 11.706 atos.

“O número de processos que encontramos era significativo, um descaso com o servidor que dedicou sua vida ao serviço público e que, na hora de aposentar, precisava entrar numa fila e esperar anos. Estamos conseguindo solucionar este passivo de forma ágil e articulada. Diminuímos o tempo de espera da publicação pois os afastamentos preliminares são concedidos, praticamente, diariamente. Com a rapidez na análise e publicação dos atos de aposentadoria, temos hoje 18.496 servidores afastados”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

Segundo a área técnica da Seplag, nos últimos três anos foram protocolados novos 14 mil novos pedidos de afastamento preliminar para aposentadoria, um número bem acima do habitual em função da insegurança gerada pela Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.