25 de novembro de 2017 - 3:30
Home / Educação / UFMG lança Biofábrica em Montes Claros

UFMG lança Biofábrica em Montes Claros

Projeto visa beneficiar 1500 famílias da região, com envolvimento de estudantes e professores da universidade

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, às 14h, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Montes Claros, realiza o evento de lançamento da Biofábrica. O empreendimento é uma parceria da UFMG e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) do Governo Federal, e vai receber atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade, com foco em biotecnologia, melhoramento genético de espécies vegetais e produção de mudas agrícolas.

As atividades da Biofábrica já são desenvolvidas em um laboratório da universidade, mas serão estendidas com a ampliação de sua estrutura física, tanto laboratorial quanto de campo. Com o investimento de R$1.344.000,00, do Governo Federal, serão construídos laboratório, estufas, viveiros, área de preparo de insumos, entre outros espaços. A Biofábrica ocupará uma área de cinco mil metros quadrados, ao lado do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias no campus do Instituto. As obras iniciam no próximo ano e a expectativa é que já estejam concluídas até o fim de 2018.

Além da área física, a Biofábrica também contará com um aporte de equipamentos e instrumentos como autoclaves de grande porte, usados para esterilização, câmara de fluxo laminar, que serve para a manipulação e trabalho com as mudas, incubadoras para o crescimento vegetal, entre outros.

De acordo com o professor Demerson Sanglard, coordenador técnico do projeto e professor do ICA, um dos objetivos da Biofábrica é integrar professores, estudantes e produtores rurais em uma troca de saberes entre universidade e comunidades tradicionais, de forma a impulsionar a produção da agricultura familiar da região Norte do Estado.

Ele destaca que cerca de 1.500 famílias da região serão diretamente beneficiadas com a oferta de mudas de espécies agrícolas nativas e de interesse no mercado regional, como banana, palma forrageira, mandioca e alho, além do apoio técnico aos agricultores. “O intuito é que tenham um efetivo aumento da renda e melhorias na segurança alimentar”, comentou Demerson. O professor destaca que assessoria técnica aos produtores vai contribuir com diagnósticos focados nas relações entre as plantas, o solo e o clima; na existência ou estratégias de combate de pragas; e também diagnósticos socioeconômicos.

Além destas ações, a Biofábrica também funcionará como um laboratório para apoio às aulas de graduação e pós-graduação, no qual os alunos poderão desenvolver aulas práticas e pesquisas científicas. Uma das principais atividades será o desenvolvimento de mudas vegetais em laboratório. “Comparado ao sistema convencional, a criação em laboratório possui inúmeras vantagens. Dentre elas, a produção em grande escala e curto espaço de tempo, o que resulta em uniformidade de desenvolvimento da muda e produção até 30% maior. Outro fator importante é que as mudas chegam ao campo livres de pragas e doenças”, afirmou Demerson.

Laboratórios que abrigam as atividades da Biofábrica atualmente (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Laboratórios que abrigam as atividades da Biofábrica atualmente (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Laboratórios que abrigam as atividades da Biofábrica atualmente (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Laboratórios que abrigam as atividades da Biofábrica atualmente (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Plantas cultivadas na Biofábrica (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Plantas cultivadas na Biofábrica (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Plantas cultivadas na Biofábrica (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Plantas cultivadas na Biofábrica (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Prédio do Centro de Pesquisas (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Áreas das atividades de campo da Biofábrica atualmente (Foto: Demerson Sanglard/UFMG)

Serviço:

Lançamento da Biofábrica do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG

Data: segunda-feira, 13 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório do Bloco C, no Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFMG
(Av. Universitária, 1.000, Bairro Universitário, Montes Claros-MG)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Ascom ICA/UFMG)

1 Comentário

  1. cosmo fernando pinto lima

    Estarei presente neste momento muito importante para o norte de minas e para o Brasil. A Agricultura Familiar agradece a todos os envolvidos neste empreendimento de grade relevância para o agronegócio, notadamente os pequenos negócios rurais e seus envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>