Grupos indígenas protestam contra saída do coordenador de saúde em Governador Valadares

0

Grupos indígenas interditaram a BR-116 na tarde desta terça-feira (07/11/2017) em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto durou cerca de duas horas e provocou congestionamentos de aproximadamente dois quilômetros nos dois sentidos.

Os manifestantes protestaram contra a nomeação de um novo coordenador para a Secretaria Especial de Saúde Indígena. Segundo eles, o atual nome designado para o cargo não possui nenhum conhecimento sobre a saúde indígena, e por isso eles desejam o retorno do antigo coordenador.

Na segunda-feira (6), o grupo já havia protestado ocupando a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Governador Valadares.

“Tem que continuar o que nós temos há quatro anos. É uma coordenação que estava dando certo para nós, mas o ministro não está entendendo isso. O antigo coordenador trabalhava com transparência e essa é a melhor forma”, afirmou Roberto Tupinikim, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena.

As pistas foram liberadas por volta das 17h, sem incidentes registrados, segundo a polícia.

Índios bloquearam a BR-116, em Valadares (Foto: Alex Eler/Rede Alerta/Estado de Minas)

Resposta do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou que um decreto do ano de 2005 permite ao executivo nomeação de cargos de livre provimento, o que se aplica aos coordenadores distritais de saúde indígena. Ainda foi informado que reuniões estão sendo realizadas com essas comunidades para tratar questões reivindicadas pelas lideranças locais.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui