Home / Norte de Minas / Nove pessoas são presas por tráfico de drogas em Lontra, no Norte de Minas

Nove pessoas são presas por tráfico de drogas em Lontra, no Norte de Minas

Nove pessoas, dentre elas uma mulher e dois homens de São Paulo, foram presas na manhã desta terça-feira (07/11/2017) em uma operação da Polícia Civil de combate ao tráfico de drogas em Lontra. Os suspeitos, de acordo com a Polícia Civil, são responsáveis por comprar drogas e distribuí-las nas cidades da região, como São João da Ponte e Japonvar. Um jovem de 19 anos, alvo da operação, já estrava preso por tráfico de drogas e o mandado foi cumprido na cadeia.

As investigações começaram há um ano. O helicóptero e o canil, com dois cães farejadores de Belo Horizonte, participaram da operação. Foram expedidos 12 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão; os policiais apreenderam um revólver e um carro.

O aumento da criminalidade na região, como furto a casas, de celulares e motocicletas chamou a atenção da Polícia Civil. Foram realizadas três interceptações telefônicas, em um período de 45 dias.

“Nas interceptações telefônicas, monitoramos 15 alvos. Conseguimos comprovar que dois autores, de São Paulo, estavam trazendo droga para Lontra. Em seguida, eles repartiam com os traficantes que comercializam maconha, crack e cocaína. Eles chegaram no final de semana e a gente acredita que eles iriam abastecer a cidade durante a semana. O ponto de apoio criado pela Polícia Civil e a prefeitura de Lontra contribuiu para que a população participasse mais por meio de denúncias”, explicou o delegado Fernando Santos Anjo Elias, responsável pela operação.

Os conduzidos têm entre 19 e 43 anos; a mulher tem 32 e os dois homens de São Paulo, 38 e 43. A arma apreendida foi localizada na casa de um dos suspeitos, de 19 anos. O carro foi encontrado na casa de um casal e estava com sinais de adulteração; todo material apreendido passará por perícia.

Ao todo, 45 policiais civis das cidades de Varzelândia, São Francisco, Brasília de Minas, São João da Ponte, Januária e Manga participaram dos cumprimentos dos mandados. Os cumprimentos dos mandados começaram por volta das 6h.

“Esta operação hoje foi muito importante porque ficou demonstrado, nas investigações, que Lontra estava abastecendo cidades vizinhas com a droga de São Paulo; até por uma questão de logística – já que a rodovia passa por Lontra – a distribuição era mais fácil. Com a retirada do grupo de circulação, apostamos em um grande impacto em toda a região. Sabemos que sem os traficantes, os crimes de roubo, furto e até crimes mais violentos irão diminuir”.

A operação foi chamada de “Extinção” e faz a referência ao mamífero que deu nome à cidade de Lontra, e desapareceu com a ação do homem. Também, faz referência ao combate ao tráfico de drogas. De acordo com o Chefe do Departamento da Polícia Civil, em Montes Claros, a operação faz parte de uma estratégia para combater os crimes contra o patrimônio.

“No nosso departamento, estamos fazendo estas operações de investigações qualificadas em várias cidades para diminuir os índices de criminalidade, e, consequentemente, o tráfico de drogas. Contamos com aparato do helicóptero para não haver fugas e os cães farejadores que são eficientes nas buscas a materiais como drogas e armas”, enfatizou o delegado Renato Henriques Nunes.

Operação foi realizada na cidade de Lontra (Foto: Divulgação/PCMG)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas / Repórter: Juliana Peixoto)

2 Comentários

  1. Nossa olhar ai como ta ficando essas cidadezinha ai do norte de minas. Sou nascido e criado ai na região de SAO JOAO da ponte pela a primeira vejo isso acontecendo por ai.moro em são a mais de 23 anos mais tenho a maior parte da minha família mora no municipio de SAO JOAO da ponte inclusivel meus pais. Sempre eles mim falar que cada dia que passar ai ficar mais perigoso com esses tipinho de gente. Tomaram que tem justiça pra tds eles.

  2. Nossa olhar ai como ta ficando essas cidadezinha ai do norte de minas. Sou nascido e criado ai na região de SAO JOAO da ponte pela a primeira veis vejo isso acontecendo por ai.moro em são Paulo a mais de 23 anos mais tenho a maior parte da minha família mora no municipio de SAO JOAO da ponte inclusivel meus pais. Sempre eles mim falar que cada dia que passar ai ficar mais perigoso com esses tipinho de gente. Tomaram que tem justiça pra tds eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>