Morre em Montes Claros o padre espanhol Henrique Munáiz Puig

1

Morreu na manhã desta quinta-feira (19/10/2017), aos 86 anos, o padre espanhol Henrique Munáiz Puig. O motivo da morte foi Leucemia Mielóide aguda. O religioso nasceu em 25 de dezembro de 1930 na cidade espanhola de Pontevedra, na região de Galícia. Foi para o Norte de Minas em meados de 1965 e se dedicava a sua missão presbiteral, o compromisso social. Ele sempre se preocupava em realizar boas ações em Montes Claros.

O sacerdote já foi homenageado com a Medalha Ivan José Lopes, maior honraria da cidade, conferida à personalidades que contribuem de alguma forma para a construção e desenvolvimento do Município.

Ele também foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito na Gestão ‘Antônio Lafetá Rebello’, que é concedida pelo Município de Montes Claros em homenagem a homens e mulheres que dedicaram parte do seu trabalho para a cidade ou que transformaram suas atividades profissionais em extensão da dedicação e do amor que sentem pela cidade.

Recebeu ainda o título de Cidadão de Montes Claros, na gestão do prefeito Moacir Lopes, a Medalha da Inconfidência, na gestão do governador Aureliano Chaves, e a Medalha de Honra da Inconfidência, na gestão do governador Antônio Anastasia.

Padre Henrique Munáiz tinha 86 anos (Foto: Arquidiocese de Montes Claros/Divulgação)

Trabalho Solidário

O sacerdote tinha sonho de proporcionar à crianças e jovens carentes de Montes Claros uma educação de qualidade, e desenvolveu no Bairro Cintra o Colégio São Luiz São Gonzaga; são cerca de 90 crianças que recebem educação básica e 90 jovens e adultos que têm acesso à educação para jovens e adultos (EJA).

Ainda na unidade, ele instalou o projeto Nossa Senhora das Dores, com ações de acolhimento a jovens com problemas com álcool e outras drogas, proporcionando apoio psicológico e atividades que ajudam a melhorar a autoestima. O projeto fez 25 anos em 2016 e assiste, atualmente, cerca de 200 adolescentes e seus familiares. No total, mais de mil pessoas foram acolhidas.

Além desta obra social, o Pároco construiu algo semelhante no Bairro Carmelo, o Centro Educacional Apóstolo Santiago, oferecendo educação do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Diariamente, estudam 85 alunos da região.

Trabalho Missionário

Através de seus esforços, o Pe. Henrique fundou a igreja de nossa senhora da consolação, no Bairro Cintra, a igreja de Santa Rita, no Bairro Santa Rita, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Lourdes e a igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Delfino Magalhães. Ele também colaborou com a fundação das ordens religiosas das Irmãs Carmelitas e das Irmãs Filhas de Jesus. Padre Henrique inaugurou em 2015 a capela Apóstolo Santiago; a construção é uma homenagem aos 50 anos de trabalho do Pároco em Montes Claros.

Velório

O corpo será velado das 15h às 18h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação – Bairro Cintra; em seguida Missa. Em seguida, o corpo será trasladado para o Centro Educacional Apóstolo São Tiago O Maior

O sepultamento e missa será na sexta-feira (20); na parte da manhã, no Carmelo Maria Mãe da Igreja e Paulo VI, terá missa de corpo presente e em seguida sepultamento – horário a ser definido.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui