Morre vigia que ateou fogo em creche e matou crianças em Janaúba

1

O vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (05/10/2017) após sofrer queimaduras na maior parte do corpo ao atear fogo no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no Bairro Rio Novo, em Janaúba (MG). Quatro crianças morreram queimadas devido à ação criminosa praticada por Santos.

De acordo com a Prefeitura de Janaúba, Damião dos Santos era funcionário efetivo desde 2008. Ele ficou de férias de julho a agosto e ao retornar ao trabalho, no mês de setembro, alegou problema de saúde e foi afastado.

Ainda segundo a prefeitura, ele foi à creche na manhã desta quinta para entregar o atestado médico e cometeu o crime. A prefeitura não informou qual era o problema de saúde alegado pelo funcionário.

Damião dos Santos morreu no hospital (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Luto oficial

A prefeitura decretou luto oficial de sete dias em solidariedade às famílias afetadas pela tragédia. “É com muita dor nos nossos corações que emitimos essa nota. O Município de Janaúba decretou 07(sete) dias de Luto Oficial em solidariedade à todas as famílias envolvidas no triste acontecimento dessa manhã. Toda a Administração e a sociedade civil de Janaúba está consternada em virtude da tragédia ocorrida hoje na Creche do Bairro Rio Novo. A Administração Municipal manifesta profunda preocupação com o lamentável episódio e direcionou todos os seus esforços para atender os envolvidos e amenizar, de alguma forma, a dor que acomete a todos. Foram mobilizados todos os hospitais, equipes de saúde, Prefeituras da região da Serra Geral e de outros Municípios, Policia Militar, Civil e equipes do Governo de Minas Gerais. Estamos tomando todas as medidas que nos cabem para prestar o melhor atendimento às vítimas e tentar atenuar as consequências do lastimável evento”, assina a nota o Prefeito Municipal Carlos Isaildon Mendes.

Profissionais do Samu se mobilizaram para atender as vítimas (Foto: Ascom/Samu Macro Norte)

Mobilização do Samu

A Assessoria de Comunicação do Samu Macro Norte divulgou nota oficial sobre o caso. “Cerca de 40 profissionais e 11 Unidades de Suporte Avançado e Básico das bases de Montes Claros, Janaúba, Porteirinha, Capitão Enéas, Mato Verde, Jaíba e Monte Azul do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Macro Norte e três aeronaves estão empenhadas em atender as vítimas de um incêndio em uma creche que aconteceu na manhã desta quinta-feira (05), no bairro Rio Novo, em Janaúba.

O SAMU Macro Norte, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Superintendência de Saúde, Central de Leitos e hospitais do Norte de Minas e de Belo Horizonte uniram esforços para realizar o atendimento pré-hospitalar e as transferências dos pacientes. Por enquanto, pode-se afirmar que quatro pessoas morreram no local, 11 crianças entre três e cinco anos de idade, além de quatro adultos, estão em estado grave. O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista, e a diretora executiva, Kely Lacerda, se solidarizam com as famílias das vítimas, assim como os demais colaboradores do SAMU Macro Norte que não estão medindo esforços para prestar atendimento adequado às vítimas.”

VÍDEOS

Imagens registradas por moradores mostram a movimentação durante socorro às vítimas. Confira os vídeos:





VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui