Parabéns, professor

0

A sociedade atual está cada vez mais demandante de conhecimento, informação e tecnologias inovadoras. Vivemos num cenário competitivo, empreendedor e inovador, onde procuramos manter as tradições à identidade cultural. Também vivemos diariamente o desafio de eliminarmos as desigualdades sociais, as drogas, a corrupção, buscando tornar nossa sociedade mais justa e mais igual.

Apenas uma educação de qualidade oportuniza a formação de cidadão comprometido com o desenvolvimento desta sociedade mais justa e mais igual. A chave transformadora dessa sociedade é o professor, pois tem nas mãos a possibilidade de contribuir com o presente e o futuro melhor para todos. É você, professor, quem diariamente inspira, desafia e empodera os cidadãos do mundo, para que se tornem inovadores e responsáveis.

Ser professor é viver seu tempo com sensibilidade e consciência, assumindo o seu papel de promotor, orientador, mediador, motivador e gestor da aprendizagem. Aprendizagem que tem por objetivo a promoção e o desenvolvimento das habilidades e das sensibilidades. Entre as inúmeras habilidades de um professor, a maior delas é a de “plantar”. Ele é capaz de “plantar” sonhos e esperanças, oportunizar a autotransformação e o aprendizado. E, com esse plantio, consegue colher “frutos”, como o aprendizado, a autonomia e a cidadania.

Nesse fazer cotidiano do “plantar”, o educador utiliza “ferramentas” muito simples, como a palavra, o afeto, o respeito, a dedicação e o comprometimento, pois sabe da importância e da relevância social de sua profissão.

Professor, é no seu fazer cotidiano que consegue ensinar e educar. Portanto, uma das mais importantes virtudes é a “solidariedade”. Pois, a cada aula e a cada gesto, é capaz de educar pelo exemplo. Sua profissão está em educar não somente para a vida, mas também para a cidadania, permitindo assim o desenvolvimento das habilidades e das sensibilidades. Professor, parabéns pelo seu dia e pela escolha dessa nobre profissão. Que em seu fazer cotidiano possa continuar apontando caminhos para que os estudantes caminhem com seus próprios pés e sejam capazes de utilizar os saberes aprendidos na realização dos sonhos e na construção de um mundo melhor.

Por Roque Antonio Mattei

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui