Estado nomeia 146 servidores da Unimontes e divulga nova lista de aposentadorias

0

A edição desta quarta-feira (20/9) do Diário Oficial de Minas Gerais traz a nomeação, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, de 80 professores e 66 médicos para a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com a publicação, foram alcançadas 581 nomeações dos aprovados no concurso público para professor de Educação Superior da Unimontes, para o qual foram oferecidas 637 vagas. O Diário Oficial também trouxe uma nova lista de aposentadorias, com 1.166 nomes.

A nomeação desta quarta-feira inclui candidatos aprovados para lecionar nos departamentos de Artes, Biologia Geral, Ciências da Computação, Ciências Exatas, Clínica Médica, Comunicação e Letras, Direito Privado, Direito Público Adjetivo, Educação Física e do Desporto, Educação, Enfermagem, Fisiopatologia, Geociências, História, Métodos e Técnicas Educacionais, Odontologia, Política e Ciências Sociais.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, a nomeação de 146 professores e médicos da Unimontes representa um marco histórico na relação do Governo do Estado com suas universidades no sentido de fortalecê-las e perenizar os seus quadros com professores e técnicos concursados. “Com isso, a Unimontes passa a ter um quadro mais estável de concursados, o que representa um compromisso do governador Fernando Pimentel com a qualidade do ensino público em Minas Gerais, que inclui também a educação básica”, afirma.

O reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, destacou o índice de estabilidade funcional conquistado pela universidade com a realização do concurso. “O quadro de efetivos da universidade supera 80%, cenário bem diferente do período antes do concurso, quando a instituição contava com menos de 30% de docentes concursados”, afirma.

Além dos professores, também foram nomeados 66 médicos para atuarem no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Unimontes. O concurso foi inédito na história da instituição, com a abertura de 100 vagas. A previsão é que os outros 34 aprovados sejam nomeados em breve.

Os novos atos, que contemplam as diversas especialidades médicas, garantirão a melhoria da assistência à saúde prestada pelo HUCF, com abrangência aos diversos setores da unidade. O pronto-socorro, por exemplo, atende em média 200 pacientes por dia. O Hospital da Unimontes oferece atendimento gratuito bancado 100% pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Foram nomeados os médicos especialistas aprovados para as áreas de anestesiologia, endoscopia, cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, dermatologia, ecografia, endocrinologia, endoscopia, geriatria, ginecologia, hematologia, infectologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, psiquiatria, radiologia, ultrassonografia e urologia.

“Este é um momento especial, que dá sequência a um processo de estabilidade funcional para o corpo médico do Hospital Universitário da Unimontes”, avalia o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, que destacou o reconhecimento do Governo de Minas Gerais na discussão pelas soluções que contemplam, agora, os aprovados no concurso público para o HUCF e para os professores de Educação Superior.

Todas as informações acerca da documentação para a posse dos candidatos estão disponíveis no site da diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH). Os candidatos nomeados serão convocados para realização de exame médico pré-admissional, conforme cronograma elaborado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O ato de posse acontecerá dentro de um prazo de 30 dias – contados a partir da nomeação.

Aposentadorias

Também nesta quarta-feira, o Governo de Minas Gerais publicou mais um lote de aposentadorias. No total, foram 1.166 nomes de 14 secretarias e órgãos do Estado. Desse total, a grande maioria (1.065) é de servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com essa publicação, o número de aposentadorias publicadas desde o início de 2015 chega a 37.976.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui