Minas Gerais inicia o período do vazio sanitário para o feijão e o algodão

0

Começa nesta quarta-feira (20/9) o período do vazio sanitário do feijão e do algodão nas lavouras mineiras. A iniciativa é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e tem o objetivo de prevenir e erradicar nas plantações a ocorrência das pragas do bicudo do algodoeiro, no caso do algodão, e do mosaico dourado e da mosca branca, no caso do feijão.

As três pragas têm potencial para causar prejuízos nas plantações. No caso do algodão pode até mesmo inviabilizar o cultivo numa região inteira. No feijão, o mosaico dourado e a mosca branca causam perdas na produção e produtividade das lavouras. Para este ano o IMA estima realizar 170 fiscalizações nas lavouras das duas culturas.

Nos dois casos, durante o período do vazio sanitário os produtores ficam proibidos de cultivar as duas culturas e de manter plantas vivas ou remanescentes de safras anteriores.

Para ambas as culturas o IMA permite durante o vazio o plantio em algumas áreas para pesquisa e produção de sementes genéticas.  Permite também o cultivo de sementes básicas, originadas da multiplicação de sementes genéticas.

O vazio sanitário para o feijão foi adotado em Minas em 2013 (Divulgação/IMA)

Feijão

O vazio sanitário para o feijão foi adotado em Minas em 2013 e é realizado simultaneamente com o Distrito Federal e Goiás, que fazem fronteira com o estado, o que potencializa os resultados positivos da medida. Ele dura 30 dias com início em 20 de setembro e prosseguindo até 20 de outubro.

É realizado somente na região Noroeste de Minas, nos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia e Vazante.

A decisão de estabelecer o vazio para essa região é da Câmara Técnica de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e atende a reivindicação dos produtores locais. Isso porque a região é um importante polo produtor e os agricultores querem prevenir-se contra a presença da praga do mosaico dourado nas lavouras.

Minas Gerais é o segundo maior produtor nacional de feijão, com 542 mil t/ano, correspondente a 16% do total nacional.

A região Noroeste de Minas, onde ocorre o vazio sanitário, concentra a maior produção do estado, com 210 mil t /ano, o equivalente a 38% da produção mineira, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Algodão

Já o vazio sanitário do algodão vale para as plantações de todo o estado é realizado desde 2009 por um prazo de 60 dias, iniciando em 20 de setembro e prosseguindo até 20 de novembro.

A produção mineira de algodão se concentra nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba, Noroeste e Norte. Minas Gerais ocupa a sexta posição nacional no cultivo de algodão, de acordo com a Seapa.

Aumento de produtividade

O produtor de algodão da cidade de São Romão, no Território Norte, Marcos Bruxel, frisa que o vazio sanitário é importante para o aumento da produtividade da cultura, haja vista que, com a medida, há diminuição da incidência de praga.

“O bicudo do algodoeiro é um problema que deve ser combatido todo ano. Se não cuidarmos, a praga pode inviabilizar a plantação. O vazio sanitário é imprescindível para combater a praga”, ressalta Bruxel, que cultiva algodão em uma área de 2 mil hectares.

O produtor de feijão na cidade de Unaí, no Território Noroeste, José Carlos Ferigolo, reconhece que o vazio sanitário continua sendo a medida mais eficiente para o controle das pragas.

“É uma ferramenta eficaz que dispomos para conviver com a mosca branca, principal praga que acomete as plantações de feijão. O vazio sanitário é uma necessidade importantíssima para o controle desta praga, pois quebra o ciclo da mosca branca, diminuindo o volume de insetos”, diz Ferigolo.

Multas

O gerente de Defesa Vegetal do IMA, Nataniel Diniz Nogueira, explica que durante o vazio sanitário as propriedades rurais cadastradas no IMA ficam sob vigilância dos fiscais da autarquia.

Caso sejam detectados quaisquer tipos de inconformidades durante as fiscalizações realizadas pelo IMA o produtor é notificado e tem um prazo máximo de dez dias para erradicar as plantas presentes na propriedade.

“As fiscalizações realizadas pelo órgão representam a garantia de que os produtores rurais estão cumprindo o vazio sanitário para essas duas culturas”, diz Nogueira.

Ele lembra que os produtores que não regularizarem sua situação após a notificação estarão sujeitos a multa que poderá chegar a 1.500 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs), o equivalente a   cerca de R$ 4.877,01.

“O cumprimento do período do vazio traz benefícios para os produtores, com a redução dos ataques das pragas e diminuição da quantidade de agrotóxicos utilizados para fazer o controle das mesmas. Esse procedimento contribui para o aumento da renda dos produtores, que gastarão menos com o uso de produtos químicos”, argumenta o gerente do IMA. “A estimativa é de redução em 20% na quantidade de agrotóxicos utilizada nessas duas culturas a partir do vazio sanitário”, completa.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui