II Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis ganhará destaque na Fenics

0

O Norte de Minas Gerais tem se destacado no cenário nacional quando o assunto é a perspectiva da geração de energia fotovoltaica, em decorrência do elevado índice de radiação solar, condição determinante de competitividade para essa atividade.

Diante disso, nos últimos anos, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e seu órgão operacional, o Idene, tem articulado e participado de eventos envolvendo lideranças, autoridades e técnicos da área de energia para discutir ações convergentes para a viabilização desses projetos na região.

Nesta terça feira (5/9), representantes de órgãos públicos e privados reuniram-se na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para alinhar ações que serão desenvolvidas no II Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis – Oportunidades de Negócios e Investimentos no Norte de Minas Gerais, que está previsto na programação da 22ª Feira Nacional de artesanato da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), no dia 14 de setembro, no auditório da Sociedade Rural, em Montes Claros.

“Este evento irá projetar nossa região no que diz respeito a energia fotovoltaica. O Governo do Estado, por meio do Sistema Sedinor/Idene, vem buscando condições favoráveis para garantir a viabilidade de projetos”, afirma o diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier. “Nossa região tem um potencial enorme para a produção, uma vez que possui altos índices de radiação. Visando isso, precisamos atrair investidores”, observa.

O assessor das diretorias do Idene, Davidson Dantas, lembra o grande potencial das energias renováveis, como as fontes eólica, solar, biomassa e de resíduos sólidos (lixo urbano).

“Desde 2012, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas (Adenor), em parceria com o Idene e administrações locais, desenvolve a estruturação de um projeto para captação de investidores. Buscamos a criação de oportunidades para que os produtores e empresários locais sejam envolvidos ativamente no processo e sejam beneficiários de uma fonte de renda fixa, sem risco de intempéries climáticas e que propicie a fixação no campo, em condições amplamente favoráveis”, aponta.

O presidente da Adenor, Pávilo Miranda, reforça a importância do congresso, sobretudo por convergir com a missão do banco de desenvolvimento da região. Uma oportunidade, segundo ele, para apresentar e consolidar ações efetivas de promoção do desenvolvimento regional, melhorando as condições de vida da população norte-mineira.

“Processos de grande valor agregado promovem importantes mudanças na renda da população. A demanda por alta tecnologia exige investimentos na capacitação dos técnicos que vão atuar na construção dessas plantas de geração de energia, na prestação de serviços associada aos empreendimentos. Enfim, uma economia fortalecida, com grandes investimentos, gera muitas oportunidades de trabalho e emprego”, pontua Miranda.

O congresso é uma iniciativa do Sistema Sedinor/Idene e da Adenor, e conta com o apoio da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI e do Banco do Nordeste.

O Sistema Sedinor/Idene é um dos realizadores do congresso (Divulgação/Sedinor)

I Exposolar do Norte de Minas

A realização do II Congresso de Energias Renováveis e a I Exposolar do Norte de Minas, inserida dentro da Fenics, tem como finalidade mostrar para a sociedade o que foi feito nestes cinco anos de trabalho. A região pode se destacar no cenário nacional como de grande potencialidade e totalmente organizada para receber investidores de todos os portes e segmentos relacionados com a atividade.

“O evento vai demonstrar que o projeto é da sociedade e está calcado no envolvimento total das entidades de todos os segmentos econômicos e institucionais”, destaca a diretora de Planejamento e Gestão da Adenor, Márcia Versiani.

Durante o congresso, também será lançado o “Portal de Energia Solar”, plataforma desenvolvida para atender aos investidores e potenciais investidores do segmento de energias. O site disponibilizará informações sobre a geração centralizada e distribuída, além do cadastro de áreas ofertadas para implantação de usinas de geração de energia fotovoltaica, cadastro de fornecedores de insumos, equipamentos e serviços.

Ao final do congresso, é aguardada, ainda, a formalização do Fórum Permanente das Energias Renováveis, a ser implantado pelo Banco do Nordeste. O objetivo do fórum será congregar todos os atores envolvidos com o tema e favorecer a regulação das ações com reuniões periódicas de acompanhamento e replanejamento.

Potencialidade regional

O Sistema Sedinor/Idene e a Adenor mostram os resultados obtidos desde o I Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis e da realização, em 2015, do Workshop de Energia Fotovoltaica:

?- Reestruturação do planejamento das linhas de transmissão pela Empresa de Planejamento Energético (EPE), vinculada ao Ministério das Minas e Energias (MME), e Cemig – maior gargalo quando o projeto foi iniciado;

– Realização de leilão para as redes de transmissão, com todos os lotes sendo adquiridos, sendo vários em nossa região, e já em fase inicial de implantação, com investimentos contratados para os próximos cinco anos, na ordem de R$ 18 bilhões;

– Mapeamento com georeferenciamento de 120 áreas propícias cadastradas para instalação de unidades de geração de energia, que serão disponibilizado através do Portal de Energia Solar da Adenor;

– Previsão de investimentos privados de cerca de R$ 18 bilhões nos próximos cinco anos;

– Geração de 3,6 giga watts de energia, transformando Minas Gerais em exportador, ao invés de importador de energia, a fim de resolver definitivamente a falta de carga da região para novos investimentos produtivos.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui