Polícia Federal combate extração ilegal de quartzito em Gouveia, no Vale do Jequitinhonha

0

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (17/08/2017) a Operação Philby. O objetivo é reprimir a extração clandestina e a comercialização ilegal de quartzito em Minas Gerais.

Foram cumpridos 10 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Belo Horizonte. A operação ocorreu simultaneamente nas cidades mineiras de Nova Lima, Diamantina e Gouveia com o intuito de obter provas do funcionamento de garimpo clandestino localizado na zona rural de Gouveia, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com a PF, marmorarias de Nova Lima e Diamantina estariam adquirindo quartzito sem nota fiscal na mão de atravessadores, que fariam a intermediação entre os comerciantes e os garimpeiros. Por essa razão, em dois locais, as buscas contaram com a presença de auditores fiscais do Estado de Minas.

Os crimes ambientais estão previstos no art. 55 da Lei 9.605/98 (extração de recursos minerais sem autorização) e no art. 2º da Lei 8.176/91 (produzir bens ou explorar matéria-prima pertencente à União sem autorização legal ou em desacordo com obrigações impostas pelo título autorizativo) e são punidos com penas de até cinco anos de prisão.

Polícia Federal combate extração ilegal de quartzito (Foto: Divulgação/PF)

Polícia Federal combate extração ilegal de quartzito (Foto: Divulgação/PF)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Com informações da Polícia Federal e Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui