Estelionatários estão clonando contas do WhatsApp, alerta polícia

0

A Polícia Civil do Espírito Santo faz um alerta à população sobre um golpe recorrente em todo país e que atinge contas de WhatsApp. “Estelionatários estão clonando contas telefônicas de celular. Eles habilitam o número da vítima em outros chips e por consequência, caso a vítima não tenha realizado a verificação de segurança em duas etapas que se encontra no menu do WhatsApp, eles conseguem clonar também a conta dela nesse aplicativo”, informou a delegada Claudia Dematté, da corporação capixaba.

O golpe começa quando estelionatários conseguem ter acesso aos contatos da lista de WhatsApp das vítimas. “Se passam por elas e começam a pedir dinheiro emprestado, principalmente aos contatos mais próximos, como maridos, esposas e amigos. Usam em geral o argumento que estão com um problema na conta ou no limite de saque do dia”.

A delegada alerta que se a alguém receber uma mensagem de um amigo ou parente próximo usando esse argumento, que verifique com a pessoa se o pedido é verdadeiro para não fazer o depósito na conta de um golpista.

Quem for vítima desse golpe, alerta ela, deve procurar a Polícia Civil para fazer o registro da ocorrência. Ela orienta que a vítima leve um print da conversa e, se caso já tiver feito o depósito, o comprovante e informações da conta bancária.

“Nós estamos investigando o caso e cogitamos a possibilidade de ter participação de funcionários de empresa de telefonia de celular para operacionalizar o crime”, concluiu Claudia Dematté.

O golpe

– O número da vítima fica “temporariamente” “fora do ar”;

– Em seguida os golpistas habilitam o número da vítima em outro chip que está em poder dos criminosos;

– O celular da vítima fica sem sinal;

– Quando o golpista habilita o número da vítima em outro chip, e instala o WhatsApp, baixa e tem acesso as informações da conta no aplicativo e acesso a todos os contatos dela;

– A partir daí, passando-se pela vítima começam a pedir dinheiro emprestado para os contatos mais próximos dela.

Como se proteger?

A verificação em duas etapas é um recurso opcional para adicionar ainda mais segurança à conta. Ao ativar a verificação em duas etapas, qualquer tentativa de verificação do número de telefone no WhatsApp terá que ser acompanhada de um PIN de seis dígitos criado pelo usuário.

Para ativar a verificação em duas etapas, basta abrir o WhatsApp e ir em: configurações > conta > Verificação em duas etapas > Ativar.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Polícia Civil do Espírito Santo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui