Ministério Público denuncia ex-prefeito de Capitão Andrade por prática de nepotismo

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou o ex-prefeito de Capitão Andrade, no Vale do Rio Doce, por improbidade administrativa, devido à nomeação de parentes dele para cargos públicos comissionados no executivo municipal nas gestões 2005/2008 e 2013/2016. Alguns dos nomeados, filha e nora do ex-prefeito, também são alvo da Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela Promotoria de Justiça de Itanhomi, comarca da qual faz parte o município de Capitão Andrade.

Conforme demonstraram as investigações do MPMG, o ex-prefeito manteve a filha no cargo de procuradora-geral do município por aproximadamente quatro anos, além de nomear o irmão como secretário de Administração e Fazenda e tesoureiro da prefeitura e a nora como secretária de Assistência Social.

Segundo o promotor de Justiça Randal Bianchini Marins, que assina a ACP, a prática de nepotismo é comprovada não apenas pelos documentos constantes dos autos dos inquéritos civis que instruem a ação, mas também pelos depoimentos prestados pela filha e pela nora do ex-prefeito, que demonstraram ter consciência da “situação contrária à legalidade administrativa e mesmo assim anuíram com esta prática e se beneficiaram dela recebendo remuneração dos cofres públicos”.

Diante do apurado, o MPMG requereu à Justiça que os acusados sejam punidos com a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes o valor da remuneração recebida pelo agente e a proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos ou benefícios fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui