Cruzeiro empata com o Grêmio no Mineirão em partida recheada de gols

0

Quem compareceu ao Mineirão na noite desta segunda-feira (19/06/2017) assistiu a um espetáculo recheado de gols, defesas importantes, bolas na trave e gritos eufóricos do público. Sem dúvidas, o empate por 3 a 3 entre Cruzeiro e Grêmio, no Gigante da Pampulha, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro foi digno dos melhores confrontos do futebol nacional em 2017. O resultado em si é que não agradou nenhum dos clubes. A Raposa manteve a oitava colocação na competição, com 11 pontos, enquanto o time gaúcho permaneceu em segundo, com 19.

É preciso, no entanto, ressaltar o espírito de luta cruzeirense. Outrora criticado pela falta de pontaria na conclusão de seus ataques, o time mostrou bom aproveitamento ofensivo. Além dos gols de Thiago Neves, Rafael Sobis e Robinho, Alisson acertou a trave por duas vezes, e o goleiro Marcelo Grohe fez uma ótima defesa no primeiro tempo. O Grêmio também não ficou por baixo, uma vez que exigiu pelo menos três grandes intervenções de Fábio. No fim das contas, Tricolor é quem lamenta, pois esteve duas vezes à frente do marcador (2 a 0 e 3 a 2). Demonstrando muita bravura, o Cruzeiro conseguiu a igualdade e deu esperanças ao seu torcedor de que pode melhorar ao longo da temporada e fazer justiça ao bom elenco que tem.

Na próxima quinta-feira, às 19h30, o Cruzeiro visitará a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. No mesmo dia, às 21h, o Grêmio receberá o Coritiba na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Cruzeiro empatou com o Grêmio no Mineirão (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Raposa vai bem, mas sai em desvantagem

De um lado o Grêmio, vice-líder do Campeonato Brasileiro, dono do ataque mais positivo (18 gols antes do início da partida) e conhecido por ser uma equipe de muita qualidade no toque de bola. Do outro o Cruzeiro, que, apesar de ter sofrido apenas cinco gols, foi derrotado no Campeonato Brasileiro justamente em função de equívocos de seu sistema defensivo. A Raposa, entretanto, contrariou os números e começou o confronto em cima do adversário. Com o setor ofensivo mais leve – Robinho, Thiago Neves, Alisson e Rafael Sobis –, os comandados de Mano Menezes pressionaram a saída de bola gremista e logo aos 4min criaram a primeira situação perigosa. Alisson recebeu de Thiago Neves, fintou Edílson e chutou forte, com o pé esquerdo, na trave direita de Marcelo Grohe.

Até em função do primeiro ataque, o Cruzeiro continuou jogando bem no Mineirão. Teve o domínio da posse de bola, ocupou o campo ofensivo e acuou o Grêmio. Contudo, as falhas de marcação complicaram a equipe. Como aos 16min, quando Luan bateu escanteio no primeiro poste, em jogada premeditada. Kannemann desviou, a redonda tocou na trave esquerda e sobrou limpa para Everton marcar: 1 a 0. Atordoado com o gol sofrido, o time celeste quase levou o segundo, em contra-ataque puxado por Cortêz e concluído por Luan. Fábio saiu bem no lance e abafou a jogada.

Passados alguns minutos, o Cruzeiro respirou fundo e se reencontrou. Ainda que um pouco desorganizado, o time voltou a atacar. Numa bonita troca de passes entre Alisson, Ariel e Rafael Sobis, Thiago Neves bateu firme, mas por cima do gol. Aos 35min, Sobis ganhou o rebote de escanteio e, da entrada da área, exigiu grande defesa de Marcelo Grohe. Aos 37min, Alisson – tão cobrado pela falta de pontaria nas finalizações –, voltou a fazer o mais difícil, que é acertar exatamente a trave esquerda. Pouco tempo depois, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa atingiu Ramiro em disputa pelo alto e foi advertido com o cartão amarelo. Mano Menezes, irritado com o lance, reclamou muito e acabou expulso. Na execução da jogada, Everton ficou com a sobra, chutou rasteiro e Fábio espalmou para a pequena área. Aí apareceu Michel, tranquilo e sem nenhum cruzeirense na cola: Grêmio 2 a 0. Só que o jogo era lá e cá. E finalmente o Cruzeiro desencantou. Thiago Neves, aos 45min, aproveitou-se de bola mal afastada por Kannemann e diminuiu no Gigante da Pampulha: 2 a 1. O Tricolor, por sua vez, esteve perto de ampliar já nos acréscimos: Everton recebeu presente de Diogo Barbosa e só não fez o terceiro porque Fábio saiu bem para defender.

Emoção até o fim

Ofensivamente, o Cruzeiro foi bem na etapa inicial. E por isso, a base foi mantida. Estratégia que surtiu resultado aos 2min. Após chutão de Leo, Thiago Neves ajeitou no campo de ataque e deu assistência precisa para Rafael Sobis empatar: 2 a 2. Mas não dava para desviar os olhares do gramado. O Grêmio novamente se colocou à frente aos 14min. Pedro Rocha recebeu de Luan, chutou cruzado e Fábio defendeu parcialmente. Na sobra, Ramiro fez 3 a 2. Só que o Cruzeiro, muito valente em campo, estava disposto a dificultar para o postulante ao título. Aos 17min, Robinho apareceu livre na grande área e finalizou no canto direito de Marcelo Grohe: 3 a 3.

As equipes continuaram no sistema “lá e cá”. O Grêmio gelou a barriga dos cruzeirenses aos 34min, no lance em que Ramiro, sozinho, cabeceou para fora. Já nos acréscimos da etapa complementar, Elber, que havia entrado há pouco tempo, livrou-se do adversário e bateu bonito de esquerda. A redonda triscou o travessão e saiu para a linha de fundo. Se nenhum clube saiu com os três pontos de Belo Horizonte, uma coisa é certa: as duas torcidas assistiram a um grande espetáculo na capital mineira!

Mano Menezes elogia força da equipe

O técnico Mano Menezes fez avaliação positiva do rendimento da equipe, que propôs o jogo desde o início e buscou a igualdade no placar durante em duas oportunidades.

“Vi um grande jogo. A maioria das pessoas comunga deste pensamento. O Cruzeiro vem assumindo o papel de propor jogo. Fizemos isso de forma bem veemente contra o líder em São Paulo e fizemos isso hoje contra o Grêmio. A equipe teve muita força para buscar o resultado de empate. Tivemos mais uma bola na trave no final num chute do Elber. Foram três bolas na trave que tivemos contra uma equipe dona da segunda melhor campanha no Brasileiro e que vinha fazendo grandes jogos fora de casa”, avaliou o treinador, que destacou também o crescimento da equipe nos últimos jogos.

“Sempre acredito em equipes que crescem durante a competição. Lógico que não podemos esperar muito para crescer. Alguns já fizeram uma vantagem boa lá na frente e nós queremos estar com eles. A equipe tem mostrado que tem potencial para estar lá”, salientou.

Mano enumerou diversas qualidades apresentadas pela equipe no jogo desta segunda-feira e espera que as recentes atuações se traduzam em um aumento de confiança para as próximas rodadas.

“É não abrir mão da audácia, de marcar mais alto, da organização para fazer tudo isso. Todos temos intenções e o outro lado também. Acho que conseguimos fazer algumas coisas muito bem. Cometemos erros, que todas as equipes cometem. A partir do momento que voltamos a fazer gols, vimos que podemos correr esse risco. É essa confiança que estamos retomando. Acho que o caminho é este”, projetou.

Além dos três gols marcados, a equipe celeste produziu bastante oportunidades, tendo chutado, por exemplo, três bolas na trave, duas com Alisson e outra com Elber, nos minutos finais da partida.

“A gente sai meio satisfeito, porque o Cruzeiro poderia ter vencido. Tivemos um lance no finalzinho com o Elber e seria uma grande vitória. Ouvimos antes do jogo que o Grêmio jogava pela liderança, mas o Cruzeiro do outro lado jogava pela quarta ou quinta colocação na tabela e jogou para isso, com ambição. Mas o outro lado também tem méritos e foi um grande jogo, sem dúvida alguma”, reforçou.

Atletas destacam poder de reação

A equipe celeste esteve atrás no placar e buscou o resultado em duas oportunidades. O poder de reação do time foi destacado pelos atletas na saída de campo.

“Tivemos uma boa reação, buscamos, mas é complicado tomar três gols em casa. Mesmo a partida nossa tendo sido boa, vamos nos cobrar para melhorarmos sempre. Mostramos que temos força. Entramos jogando em cima, a equipe do Grêmio é muito boa, mas mostramos reação, força e fomos buscar”, avaliou Robinho.

Quem corrobora do mesmo pensamento é o atacante Alisson, que chutou duas bolas na trave. Para o camisa 11, faltou também um pouco de sorte para que a Raposa saísse de campo com os três pontos.

“Todo mundo se dedicou, se ajudou e lutou do início ao fim. Acho que merecíamos um pouco mais de sorte nesse jogo. Todos saem com a cabeça tranquila, de que cada um deu o seu melhor. Sair de um 2 a 0 contra uma equipe que hoje briga pela liderança não é fácil. Estão todos de parabéns pelo jogo”, destacou Alisson.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Super Esportes/Rafael Arruda e Site Oficial do Cruzeiro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui