Inscrições para cursos técnicos pelo Pronatec terminam na próxima segunda-feira

0

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do MedioTec, recebe, até às 23h59min de segunda-feira (19/6), inscrições de estudantes do Ensino Médio para cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. São, no total, 16.785 vagas disponíveis e os cursos – nas modalidades presencial e a distância – iniciarão no segundo semestre de 2017.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais. Os interessados devem ler, atentamente, todas as informações do edital – clique aqui para acessar – e, em seguida, preencher o formulário de inscrição disponível neste link.

Nesta edição, são ofertados 42 tipos de cursos técnicos, com o período de duração variando de 1 ano a 1 ano e meio. A capacitação abrange 178 municípios do estado e será realizada em 78 unidades de ensino, sendo 38 escolas da rede estadual, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Institutos Federais e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A lista com os cursos, vagas, modalidade, instituição responsável e municípios pode ser conferida no Anexo I do edital.

O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, a ser realizado às 14h do dia 22 de junho (quinta-feira), na Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Em conformidade com as informações prestadas pelos candidatos no momento da inscrição, a seleção obedecerá aos seguintes critérios:

– 10% das vagas destinadas aos jovens com deficiências e para aqueles em medidas protetivas e socioeducativas;
– 65% das vagas destinadas aos jovens oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família matriculados no Ensino Médio;
– 25% das vagas destinada à ampla concorrência.

O resultado está previsto para o dia 27 de junho de 2017 (terça-feira) e será divulgado na página da SEE e nas unidades de ensino escolhidas pelos estudantes na inscrição.

Os selecionados dentro do número de vagas disponibilizado deverão matricular-se na instituição de ensino que ofertará o curso para o qual se inscreveu. O período de matrícula, a documentação necessária e a data de início das aulas serão informados pela própria unidade de ensino.

Para comprovar as informações prestadas na inscrição, o candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, os seguintes documentos: original e cópia do CPF e da carteira de identidade; comprovante de residência e de escolaridade.

O estudante classificado como excedente poderá continuar a concorrer, em segunda chamada, conforme convocação realizada pela unidade de ensino ofertante e obedecida a ordem de classificação.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui