Mineiro é encontrado morto na fronteira entre México e Estados Unidos

0

O mineiro Lucas Batista Passos, de 30 anos, que estava desaparecido desde o final de abril, quando fez o último contato com a família, foi encontrado morto. Ele tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos através da fronteira com o México. O óbito foi confirmado por familiares de Lucas, que residem no Vale do Mucuri.

Natural de Teófilo Otoni, no final de março, Lucas viajou de São Paulo para o México e tinha como destino final a cidade norte-americana de Charlotte, no Estado da Carolina do Norte. No dia 30 de abril, ele teria entrado em contato com um familiar e informado que começaria a travessia rumo aos Estados Unidos e que, por instruções dos coiotes, desligaria o telefone e retiraria a bateria para evitar rastreamento. A caminhada começou em Díaz Ordaz e incluía a perigosa travessia pelo Rio Bravo, onde apenas neste ano, outros dois mineiros foram encontrados mortos.

Segundo relatos, durante a madrugada, Lucas estava muito cansado e teria ficado para trás próximo ao município de La Grulla, no Texas. Quatro pessoas que o acompanhavam foram detidas por policiais da fronteira. Desde então, teófilo-otonense não entrou mais em contato com os familiares no Brasil.

Ainda não existem informações sobre a localização exata onde o corpo estava e as circunstâncias da morte. Na página de Lucas no Facebook, familiares e amigos deixam mensagens de despedida e lamentam o ocorrido.

Lucas Batista Passos tinha 30 anos (Foto: Reprodução/Facebook)

Outros casos

Lucas é o terceiro mineiro a perder a vida na fronteira México-EUA nos últimos 90 dias. No dia 5 de maio, Fabrício da Silva Santos, de 31 anos, foi encontrado morto no povoado de Valência, município de Díaz Ordaz, estado de Tamaulipas. Acredita-se que ele tenha se afogado no Rio Bravo. O corpo foi sepultado no dia 3 de junho em Guanhães. Já no dia 10 de junho foi enterrado no município de Conselheiro Pena, no Leste de Minas, o corpo de Sidney da Silva, de 39 anos. Ele foi encontrado morto no dia 21 de maio, em Laredo (Texas), após cruzar a fronteira pelo México.

Nos dois casos, a família realizou campanhas na internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para custeio do traslado e serviços funerários. A família de Lucas, até o momento, não informou se utilizará o mesmo recurso.

Um amigo de Lucas Batista Passos registrou o momento em que ele embarcava em ônibus da empresa Gontijo rumo a São Paulo, de onde partiu para o México (Foto: Reprodução/Facebook)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui