Salão do Livro Vale do Aço celebra décima edição de 6 a 11 de junho

0

O Salão do Livro Vale do Aço está de volta para comemorar a sua 10ª edição com uma programação cultural gratuita e debates acerca da diversidade e da inclusão social por meio da literatura. Com tema “O amor”, o maior evento literário do Leste mineiro será realizado no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga (Território Vale do Aço), de 6 a 11 de junho (terça a domingo).

Incentivar o hábito de leitura e a contribuir com o acesso de crianças, jovens e adultos ao mundo da literatura são dois dos objetivos do Salão, que também promoverá ações em Coronel Fabriciano (território Vale do Aço) e Inhapim (território Vale do Aço).

Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Usiminas, o evento traz em sua programação espetáculos teatrais, oficinas, contações de histórias, intervenções, uma exposição, lançamentos de livros, palestra, mesas-redondas e a tradicional feira de livros. O agendamento para a participação de escolas pode ser feito por meio do número (31) 3824-3731 e as inscrições para oficinas e mesas-redondas pelo telefone (31) 98324-4860 ou e-mail contato@salaodolivrovaledoaco.com.br.

A coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, afirma que a décima edição do evento reforça o poder da literatura aliada ao amor. “O amor pela literatura, o amor de educar e transformar, o amor que inclui e mostra que as pessoas são diferentes e que todos cabem nesse mundo”, declara Cibele. “São dez anos cumprindo o objetivo de levar à população do Vale do Aço o acesso à literatura, incentivando a leitura e a arte como forma de promover o contato com o universo literário”, completa a idealizadora do evento.

Homenagem

O artista plástico autodidata e escritor Marcelo Xavier será homenageado nesta edição do Salão do Livro Vale do Aço. Autor dos sucessos literários infantis “O dia a dia de Dadá”, “Tem de tudo nesta rua” e “Se criança governasse o mundo”, Marcelo faz parte da trajetória do Salão do Livro Vale do Aço desde os primórdios, quando o projeto ainda era realizado em Belo Horizonte com o nome “Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais”. Marcelo também contribuiu para o primeiro projeto de interiorização do evento para Ipatinga.

A homenagem se dará por meio da programação cultural, com apresentações teatrais e oficinas baseadas nas obras do escritor. Durante a realização do evento serão sorteados vales-livros a todos os participantes das atividades culturais.

Programação para educadores

De 7 a 9 de junho, o Salão do Livro oferecerá aos professores uma programação especial de mesas-redondas e uma palestra com o tema “O amor”. As mesas-redondas serão mediadas pelo homenageado do evento, o escritor Marcelo Xavier, e serão conduzidas sob as perspectivas “O amor pela profissão de escritor/ilustrador” e “O amor na literatura”. No dia 7 de junho (quarta-feira), os convidados serão os escritores Nelson Cruz e Humberto Oliveira. Já no dia 9 de junho (sexta-feira), a mesa-redonda conta com a participação dos escritores Paulo Bernardo e Marcos Mota.

No dia 8 de junho (quinta-feira), entrecortando a programação das mesas-redondas, será ministrada a palestra musicada “Educar para a diversidade: os 5 pilares da educação inclusiva”, do empresário Leonardo Gontijo e o do escritor e músico Dudu do Cavaco, do Instituto Mano Down. Voltada para professores e educadores da região, a palestra abordará o conceito de “inclusão” a partir do amor, contando a trajetória dos dois irmãos na formação do Instituto e importância da educação inclusiva para formação de alunos críticos.

Os interessados em participar das mesas-redondas e da palestra podem retirar ingressos, gratuitamente, na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, a partir de 31 de maio.

Salão do Livro

Em mais de uma década de trajetória literária e cultural, o evento reuniu um público de mais de 300 mil visitantes. O projeto, que surgiu de uma parceria entre Usiminas e a produtora cultural Paralelo 3 Projetos Especiais com o apoio institucional da Câmara Mineira do Livro, promove a democratização da literatura e da cultura.

O evento é realizado com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem como apoiadores locais a Secretaria de Governança Educacional (Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano), a prefeitura de Ipatinga, o Shopping Vale do Aço, a Fiemg, o Sesc/MG e o Instituto Cultural Usiminas.

Serviço:

10º Salão do Livro Vale do Aço
Data:
 6 a 11 de junho de 2017 (terça a domingo)
Local: Centro Cultural Usiminas – Shopping Vale do Aço – Ipatinga (MG)
Visitação escolar: Ação Educativa – (31) 3824-3731
Oficinas e mesas-redondas: 31 9 8324 4860 (Claro) – contato@salaodolivrovaledoaco.com.br
Entrada gratuita

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui