Kenga do Caipirão vence o Comida di Buteco 2017 em Montes Claros

0

Uma noite de grande emoção marcou a premiação da 11ª edição do Concurso Comida di Buteco (CdB) em Montes Claros. Representantes dos bares participantes, jurados, patrocinadores, parceiros e imprensa conheceram os três primeiros colocados deste ano.

Pelo segundo ano seguido, o Jurumas Bar ficou com o terceiro lugar com o petisco “Inhoquete Meio a Meio” (Inhoque caseiro coberto com creme de milho acompanhado de almôndegas a bolonhesa). O segundo lugar quem levou foi o Spettus com o prato “Porconlenta” (Costelinhas de porco cozidas no vinho, linguiça apimentada, panceta e angu cremoso).

E o grande vencedor da noite foi o bar Kina do Kaipirão com uma receita resgatada lá da infância pelo empresário Neto José Ramos e que levou o nome de “Kenga do Caipirão” (Frango com creme de milho verde acompanhado de arroz primitivo de pilão com açafrão).

Kenga do Caipirão, parto vencedor do Comida Di Buteco em Moc (Foto: Ascom/CdB)

Emoção e recordações da infância

O vencedor desta edição Neto José Ramos, ressaltou que o homem vive de emoção e que o momento vivido na noite era mais um deles. Ele dedicou a vitória a sua avó já falecida que o inspirou a criar a receita campeã, mas destacou que até chegar perto do prato que a avó preparava foram quase 50 testes e que mesmo assim, aquele sabor da comida da avó era único e que ficou na lembrança e no paladar e que não conseguiria jamais ao mesmo gosto do prato feito pela avó.

Muito emocionado, Neto José Ramos conta que a ideia do prato veio das recordações da infância quando na roça a sua avó Cecília preparava para os netos uma comida bem parecida com o que ele colocou em disputa este ano.

“Vivenciei na roça minha querida vó Cecília servir um prato na gamela com arroz primitivo socado no pilão com açafrão e frango caipira e servido para nós da família. Muitos comiam juntos, na mesma gamela. Isso reforçava os laços de amizade e carinho entre a gente”, conta o vencedor.

Bastante emocionada a esposa Cida Santos disse que não esperava sair vencedora este ano e que para ela foi uma grata surpresa. “Estou sem acreditar até agora. Estou sem palavras. Estamos muito felizes com esta vitória”, disse.

Disputa Nacional

Neste mês de junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. A eleição do melhor do país é validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco para a disputa nacional no dia 11 de julho no Rio de Janeiro.

Em 2017, os organizadores escolheram como tema e ingrediente o Cereal. Daniella Bicalho, coordenadora estadual do Comida di Buteco falou sobre a dinâmica do concurso que é 100% viabilizado por patrocinadores, sendo que os donos dos bares participantes não gastam nada para participar do CdB.

Das 18 edições que foram até este ano realizadas pelo Concurso Comida di Buteco, Montes Claros participou pela 11ª vez. Agora são 08 vencedores. Kina do Kaipirão (2017), Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo por três vezes (2005, 2006 e 2010); o Thom Bar em duas edições (2012 e 2014), o Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e o Bar do Divino (2007). As edições realizadas na cidade aconteceram em 2005, 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 2017.

Fotos da final

Entrega do prêmio foi o terraço do Dubai Suítes (Foto: Ascom/CdB)

Entrega do prêmio foi o terraço do Dubai Suítes (Foto: Ascom/CdB)

Entrega do prêmio foi o terraço do Dubai Suítes (Foto: Ascom/CdB)

Entrega do prêmio foi o terraço do Dubai Suítes (Foto: Ascom/CdB)

Entrega do prêmio foi o terraço do Dubai Suítes (Foto: Ascom/CdB)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Ascom Comida di Buteco)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui