Moradores recuperam praça em comunidade no município de Montes Claros

0

Moradores da comunidade de São João das Veredas, em Montes Claros, se uniram para revitalizar a praça do povoado, que fica cerca de 40 quilômetros da sede do município. A Praça São João Batista é tida pelos próprios moradores como o único local de entretenimento dos quase 700 moradores que vivem no povoado.

De acordo com uma das idealizadoras da ação comunitária, Vanessa Ferreira Andrade, a praça foi construída pela prefeitura há mais de 15 anos e nunca recebeu ações de recuperação ou reforma. “Na época foi plantada a grama, mas desde então nunca recebeu nenhuma obra municipal. A praça é o único lugar que temos para sair de casa; é aqui que nossas crianças brincam, mas estava parecendo um deserto”, explica.

Fotografias da praça antes de ser reformada revelam um local abandonado, sem cuidados e sem nenhum atrativo. Por isso um grupo de moradores teve a ideia da ação no mês de setembro de 2016. “Nós decidimos que iríamos revitalizar a praça, mas esperamos o período chuvoso. Assim, começamos mesmo em novembro. Foi uma iniciativa total da comunidade e todos se uniram. Fizemos isso para os moradores e também para os visitantes”.

Ação foi idealizada em setembro de 2016 (Foto: Vanessa Andrade/Arquivo Pessoal)

A motivação do grupo inicial contagiou outros moradores e fez com que as ações em prol da revitalização se multiplicassem. Eles se ajudaram como puderam; alguns se empenharam em conseguir o adubo, outros em cultivar as mudas e até para molhar as plantas eles se dividem em grupos de trabalho.

“Até quem reside em Montes Claros ajudou como pode. No meu caso levei adubo e teve gente que levou grama. A comunidade de São João das Veredas mostrou que é capaz de fazer uma recuperação desta sem depender apenas do poder público”, explica a servidora pública, Vânia Mota.

Os esforços dos moradores não terminaram no plantio de mudas. “Agora falta a recuperação dos bancos, mas está no projeto e vamos nos reunir e reformá-los”, completa Vanessa Andrade.

Local estava praticamente abandonado (Foto: Vanessa Andrade/Arquivo Pessoal)

Ação foi idealizada em setembro de 2016 (Foto: Vanessa Andrade/Arquivo Pessoal)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui