Parques mineiros estão com funcionamento restrito por falta de funcionários

0

Todos os 13 parques estaduais que possuem infraestrutura para receber visitantes em Minas Gerais estão com funcionamento restrito por causa de poucos funcionários. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a falta de servidores foi provocada pelo fim dos contratos realizados com duas empresas terceirizadas, encerrados em fevereiro e março.

A situação é mais grave no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e no Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha, que tiveram de ser fechados.

Os outros 11 parques afetados são o Parque Estadual do Ibitipoca e o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, ambos na Zona da Mata, o Parque Estadual do Itacolomi, em Mariana e Ouro Preto; o Parque Estadual de Nova Baden, no Sul de Minas; o Parque Estadual do Rio Doce, no Leste do estado; o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e o Parque Estadual do Sumidouro, ambos na Região Metropolitana de Belo Horizonte; o Parque Estadual Lapa Grande, na Região Norte, e o Parque de Pau Furado, no Triângulo Mineiro.

A IEF informou que aprovados em um concurso público já estão sendo chamados para suprir a demanda. A expectativa é que todas as unidades de conservação já estejam com seu quadro de pessoal completo em 30 dias.

O órgão disse ainda em nota que “está se mobilizando para manter os parques estaduais com visitação regular, abertos mesmo durante o período que se estende entre o encerramento dos contratos e a chegada dos novos funcionários concursados para, dessa forma, minimizar os impactos aos visitantes”.

Parque da Serra do Rola-Moça está com funcionamento restrito (Foto: Divulgação)

Parque Estadual do Ibitipoca (Foto: Semad/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui