Com poucos policiais militares e sem delegado ou juiz, cidade norte-mineira teme ação de bandidos

0

Uma cidade aterrorizada, com moradores com medo de sair às ruas à noite, sem delegado e sem juiz. Essa é a situação enfrentada em Francisco Sá, cidade de 24,9 mil habitantes, no Norte de Minas. O medo da população aumentou depois que, na madrugada do último domingo, foram incendiados dois ônibus da empresa que faz o transporte de passageiros na linha entre o município e Montes Claros. Os autores não focam identificados e ninguém foi preso.

A suspeita é de que a ordem para o ataque aos veículos tenha partido de dentro da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá. Os responsáveis seriam detentos ligados a uma facção criminosa paulista.

“A população está com muito medo. As pessoas estão evitando sair às ruas à noite”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) de Francisco Sá, Clecy Fernandes. Ela disse que a comarca está sem delegado e sem juiz titular, e que o efetivo da Policia Militar no município é insuficiente para atender a demanda.

Para complicar a situação, afirma, a cadeia pública da cidade foi desativada há quatro anos. Toda pessoa presa no município tem que ser conduzida em uma viatura da PM até Montes Claros, a 42 quilômetros de distância, para autuação em flagrante na delegacia. O quartel da Policia Militar local conta com um efetivo de 26 militares e três veículos, o que, de acordo com Clecy, é insuficiente para atender a demanda.

Veículos foram destruídos por incêndio (Foto: Reprodução/WhatsApp)

“Infelizmente, a sensação é de que estamos em uma cidade sem lei”, lamenta a presidente do Consep. Segundo ela, Francisco Sá o município está sem delegado fixo há um ano e uma vez por semana, recebe a visita de um “delegado cooperador” de Montes Claros. Da mesma forma, relata, há um mês a comarca está sem juiz titular, contando com apoio de um juiz substituto, que trabalha no fórum local em um dia da semana.

Os ônibus incendiados de madrugada estavam estacionados em um pátio próximo à rodoviária local. Testemunhas informaram que momentos antes do incêndio ouviram barulho semelhante ao de vidros sendo quebrados. No entanto, nenhum suspeito foi visto.

Conforme a PM, um perito da Polícia Civil encontrou próximo ao local, debaixo de uma pedra, um bilhete com o nome de uma facção criminosa paulista que age dentro dos presídios, constando que o ataque aos ônibus foi “uma resposta a fatos ocorridos” recentemente na Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, na qual, no início do mês, houve a troca da direção. A Secretaria de Administração Prisional informou que nos últimos dias não houve registro de nenhum fato grave na unidade.

A presidente do Consep disse que recebeu informação de que os criminosos fizeram uma ameaça mais grave. “A conversa que correu na cidade é que estava escrito em um bilhete que primeiro foi a queima dos ônibus e que, da próxima vez, poderão matar pessoas”, afirmou Clecy Fernandes. A existência do bilhete com a ameaça não foi confirmada oficialmente.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que na última sexta-feira realizou audiência pública para juízes de direito substitutos para responderem por 102 comarcas, entre elas a de Francisco Sá. Acrescentou que na próxima segunda-feira assume a comarca o juiz Bordon de Castro.

Nesta segunda-feira, a reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o delegado regional de Montes Claros, Renato Henriques.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Estado de Minas / Reportagem: Luiz Ribeiro)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui