Arquidiocese de Montes Claros apresenta primeiro arcebispo coadjutor

0

O primeiro arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros foi apresentado na tarde dessa sexta-feira (12/05/2017) na sede da Mitra Arquidiocesana. Dom João Justino de Medeiros chegou à cidade norte-mineira na quinta-feira (11) e já iniciou os trabalhos neste sábado (13), quando foi celebrada uma missa de confirmação.

“Conforme o Direito Canônico da Igreja, quando o bispo completa 75 anos deve renunciar ao cargo. Então pedi ao Papa que enviasse um ajudante, e ele nos enviou o Dom João para Montes Claros”, explica o atual arcebispo.

A Arquidiocese de Montes Claros abrange 40 municípios. O papel inicial do coadjutor será auxiliar Dom José Alberto a atender as paróquias correspondentes a estes municípios. “O arcebispo coadjutor é aquele que coadjuva, que ajuda aquele que é o primeiro, como é o meu caso. E aqui, que o campo de ação é muito amplo, são 40 municípios em nossa arquidiocese de Montes Claros; é maior que o estado do Rio de Janeiro que é uma só diocese, então é um trabalho intenso e nem sempre dá para atender oportunamente todas as demandas ao mesmo tempo”, diz Dom José.

Outra situação que motivou a vinda de Dom João para o Norte de Minas é o fato da proximidade da aposentadoria de Dom José, prevista para outubro de 2018. Dom João foi bispo auxiliar por cinco anos em Belo Horizonte e, segundo ele, pretende manter sua característica de se aproximar das comunidades.

“Eu procuro no meu trabalho estar muito próximo das pessoas, das comunidades. Gosto muito de escutar, tenho disposição para isso, e procuro ser sempre sereno nas decisões, embora, às vezes, a serenidade combine bem com firmeza. Eu vim de fora com um olhar de fora, este olhar não será a voz da verdade, mas será uma voz a dialogar com as vozes daqui”, diz Dom João.

Dom José (lado esquerdo) deve se aposentar em 2018 (Foto: Arquidiocese De Montes Claros)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui