Cratera preocupa moradores e especialistas em Montes Claros

0

O surgimento de uma cratera na comunidade rural de Cana Brava, em Montes Claros, tem assustado moradores e chamado a atenção de especialistas no assunto. O buraco surgiu como uma fenda pequena em uma fazenda, próximo ao rio que passa pelo local, no início deste ano. Depois das chuvas fortes do mês de fevereiro, segundo moradores, a rachadura cresceu em poucos dias e o medo é de que ela possa crescer ainda mais.

Não há estimativa da profundidade da cratera e nem o quanto ela cresceu durante estes meses. Os moradores acionaram a Defesa Civil de Montes Claros, para que uma análise do solo pudesse ser feita. De acordo com o responsável pelo órgão, Eduardo Marques, o local precisa de um estudo geológico, pesquisa que não compete à Defesa Civil.

“A situação da comunidade é de competência de um geólogo. Nós vamos encaminhar o laudo para as universidades públicas da região, para que seja feito um mapeamento por meio dos setores de geologia. Não temos atribuição técnica para dizer muito. Sabemos que se trata de uma erosão e que pode sim oferecer riscos aos animais e aumentar ainda mais”, afirma o coordenador da Defesa Civil.

Para o presidente da associação de moradores da comunidade de Cana Brava, José Avilmar Pereira, a cratera tem mais de 15 metros de profundidade e surgiu de repente. Ele relata que a escuridão do buraco e o fato de nunca ter sido inundado pela água é o que mais assusta.

“A gente não sabe o que pode acontecer. Surgiu estreito e cresceu muito rápido. Tudo o que passa ou cai lá dentro some. Já choveu forte várias vezes este ano e ele nunca encheu de água. Percebemos que ele estava lá no dia 21 de fevereiro, em no máximo oito dias já tinha virado uma cratera”, conta o morador.

Para o engenheiro da Defesa Civil que foi até o local, a cratera é um sumidouro e a situação é sim preocupante. “Tudo o que entrou, sumiu lá dentro. O pior de tudo é que ele fica na linha da água do rio e tem contribuído com o assoreamento, o rio está secando porque a água não chega até ele. O que nós sugerimos é que um órgão especialista em geologia vá até o local. Não dá para saber o que tem lá embaixo, é perigoso até que as pessoas se aproximem demais”, explica o engenheiro Edvaldo Ferreira.

Marcelo Eduardo Rodrigues é filho do dono da propriedade onde a rachadura começou. Segundo ele, os animais foram retirados das proximidades por precaução. Na comunidade, o filho do fazendeiro relata que boatos sobre o que tem no fundo da cratera começaram a surgir.

“Todo mundo tem medo de se aproximar. O pessoal comentou que jogou uma pedra lá no fundo e saiu faísca. Ninguém quer arriscar para ver o que tem no fundo. A Defesa Civil aconselhou cercar ao redor, mas tem o perigo de cair alguém lá dentro. Não vamos tomar nenhuma medida enquanto um especialista da área informar o que pode ser e se pode crescer mais de repente”, diz Marcelo.

Cratera fica na comunidade de Cana Brava (Foto: Edvaldo Ferreira/Defesa Civil)

Cratera fica na comunidade de Cana Brava (Foto: Edvaldo Ferreira/Defesa Civil)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)