Situação de emergência é decretada em cinco municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha

0

O Ministério da Integração Nacional decretou situação de emergência em nove cidades do País. Em Atalaia do Norte e Benjamin Constant (AM), a medida foi motivada pelas inundações. Já em Tamboril (CE), Itaobim, José Gonçalves de Minas, Juramento, Pintópolis e São João do Paraíso (MG), é a estiagem que castiga a população.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10/05/2017), permite às prefeituras solicitarem apoio federal para ações de socorro e assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.

A portaria tem vigência por 180 dias e segue os critérios da Instrução Normativa nº 2, que define procedimentos da Defesa Civil Nacional para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública decretado por municípios, estados e Distrito Federal.

Auxílio emergencial

Para obter apoio material e financeiro da Defesa Civil nacional, os municípios devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise técnica, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Portal Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui