Quatro municípios de Minas Gerais têm situação de emergência reconhecida

0

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (28/04/2017), a situação de emergência em municípios dos estados da Bahia, de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe. As cidades foram afetadas por fortes chuvas, enxurradas, seca e estiagem.

Os reconhecimentos federais são decorrentes da estiagem em Andaraí, Guajeru e Quijingue, na Bahia; Claro dos Poções, Cônego Marinho e Lagoa dos Patos, em Minas Gerais; e do extenso período de seca em Porto da Folha, em Sergipe.

A medida também foi concedida aos municípios de Santa Rita do Araguaia, em Goiás; Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, no Mato Grosso; e Giruá, no Rio Grande do Sul, que sofrem os efeitos das chuvas intensas. Além de contemplar as cidades de Timon, no Maranhão; Machacalis, em Minas Gerais; Loanda, no Paraná; e São Borja, no Rio Grande do Sul, atingidas por enxurradas.

A medida irá permitir que as prefeituras solicitem o apoio do governo federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Auxílio emergencial

Para obter o apoio financeiro disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), contendo um diagnóstico dos danos causados pelo desastre, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado. O auxílio federal é complementar às ações dos estados e municípios.

Reconhecimentos são decorrentes de estiagem e enxurradas (Divulgação/Defesa Civil MA)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Portal Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui