Centro de Valorização da Vida é inaugurado em Governador Valadares

0

O Núcleo de Apoio à Vida de Governador Valadares (Navival), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inauguraram, na tarde de hoje (27/04/2017), um posto do Centro de Valorização da Vida (CVV). Trata-se de um serviço telefônico que poderá ser acionado por qualquer pessoa que sofra de ansiedade, depressão ou até mesmo aquelas com risco de suicídio e precisam conversar. Voluntários capacitados irão atender todos os dias da semana, inclusive feriados, das 15 às 23 horas. As informações são mantidas em sigilo e o acesso ao serviço voluntário pode ser feito pelo telefone (33) 3271-6600.

Na solenidade, a Presidente do Navival, Adalcir Nunes, apresentou números alarmantes sobre o suicídio no Brasil e no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, no mundo, e o Brasil é o oitavo colocado em números. A presidente reforça que, com o trabalho do CVV, muitas vidas serão salvas.

Governador Valadares é a quarta cidade de Minas Gerais a contar com o serviço do Centro de Valorização da Vida. Além dela, apenas Belo Horizonte, Uberaba e Itabira possuem um Centro. O prefeito de Valadares, André Merlo, ressaltou a importância do CVV para a melhoria da qualidade de vida na cidade. “É um momento de conquista para os valadarenses, primeiro porque conseguimos cumprir o compromisso de ceder o espaço para que o serviço fosse implantado em nossa cidade que é um polo regional. Segundo, porque apesar dos problemas, Valadares tem realizado projetos importantes como este porque têm pessoas e profissionais comprometidas com o bem comum”, comentou.

O CVV de Governador Valadares foi inaugurado nesta quinta (Foto: Leonardo Morais/PMGV)

O que é o CVV?

O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

O CVV de Governador Valadares foi inaugurado nesta quinta (Foto: Leonardo Morais/PMGV)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Prefeitura de Governador Valadares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui