Redução de voos entre Governador Valadares e BH causa insatisfação

0

Em maio, os voos diários de Governador Valadares para a capital mineira vão sofrer redução. A medida, que ficará vigente até o mês de setembro, foi anunciada pela companhia aérea que faz o trajeto por meio de comunicado nesta terça-feira (25/04/2017). A empresa chamou a ação de “operação especial de inverno”, justificando que as condições climáticas da época costumam impactar na regularidade e pontualidade dos voos na cidade.

Diariamente deixará de ser realizado o voo com saída de Governador Valadares às 10h20 e chegada em Belo Horizonte às 11h10. Em relação aos voos vindos da capital mineira para a cidade polo do Leste de Minas, será cancelado o voo com saída de BH às 9h e chegada em Valadares às 9h50.

De acordo com a cia aérea, os clientes que compraram passagens deste voos no inverno estão sendo informados previamente pela companhia sobre alterações, e terão opção de reacomodação gratuita em outro voo ou reembolso integral das passagens.

Decisão da empresa causou insatisfação (Foto: Divulgação/Azul)

Insatisfação

A medida foi recebida com indignação pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Governador Valadares (CDL/GV), Dênis Leite. Desde 2010 a entidade busca ações de melhorias no aeroporto da cidade com o objetivo de desenvolver a classe empresarial da região.

“Isso é um descaso total. É a única companhia área da cidade e em vez de aumentar voos, diminui. Do jeito que está, essa empresa nem precisava estar aqui. As passagens são caras, já cheguei a comprar passagem para Belo Horizonte por R$ 1.043 e temos um serviço desse. O problema que é que a gente depende disso”, desabafa o empresário.

O presidente da CDL conta que diversas entidades de classe da cidade se reuniram e juntas arrecadaram R$ 100 mil, doados à Prefeitura de Governador Valadares para compra de um equipamento que permita pousos e decolagens em condições de baixa visibilidade. Atualmente, este é considerado o maior gargalo do aeroporto da cidade, fazendo com que muitos pousos sejam realizados em Ipatinga, distante cerca de 100 km.

O que diz a Prefeitura

Responsável pelo aeroporto, a Prefeitura de Governador Valadares afirma que com o valor doado pelas entidades de classe da cidade foram realizadas obras que fazem parte do projeto de implantação da Operação Regras de Voo por Instrumento (IFR), processo que está em andamento, mas que depende ainda da contratação de uma empresa para fazer os projetos exigidos para a certificação do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

De acordo com a Prefeitura, foi realizado um levantamento da situação do aeroporto e identificadas diversas irregularidades que envolviam desde questões administrativas a problemas operacionais, comprometendo tanto o funcionamento, como também inviabilizando a operação de outras companhias aéreas na cidade.

Ainda segundo o órgão, a ANAC pontuou 25 questões de complexidades diversas a serem regularizadas, das quais 20 já foram atendidas. No início do mês de abril, o aeroporto da cidade passou por inspeção acompanhada por representantes da Força Aérea Brasileira, sendo apontadas 13 pontos de não-conformidade, que envolvem desde licença vencida a falta de equipamentos. A Prefeitura alega que tais questões já estão em andamento para serem regularizadas.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui