Cruzeiro vence o São Paulo no Morumbi e abre boa vantagem na Copa do Brasil

0

Uma vitória à la Mano Menezes. Com marcação impecável e melhor rendimento possível na proposta de jogo do treinador, o Cruzeiro surpreendeu o São Paulo em pleno Morumbi e derrotou o time da casa por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (13/04/2017), pela quarta fase da Copa do Brasil. Com um gol contra de Lucas Pratto e outro de Hudson, ambos na segunda etapa, a Raposa conquistou vantagem expressiva para o duelo da volta, marcado para o dia 19 (quarta-feira), às 19h30, no Mineirão.

Antes de decidir uma vaga nas oitavas de final da competição nacional, o Cruzeiro volta suas atenções para iniciar a disputa da fase decisiva do Campeonato Mineiro. O primeiro jogo da semifinal, com mando do América, será neste domingo, às 16h, no Independência.

Cruzeiro bateu o São Paulo no Morumbi (Foto: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

O jogo

Com propostas de jogo bem definidas, Cruzeiro e São Paulo seguiram à risca recomendações de Mano Menezes e Rogério Ceni, que indicaram suas estratégias ao longo da semana. Enquanto o Tricolor buscava marcação em linha alta, amassando o adversário e recuperando a bola no campo de ataque, a Raposa buscava o erro da equipe do Morumbi e só propunha o jogo em bolas paradas ou no contra-ataque, embora muito prejudicado pela ineficiência nas transições. Destaque positivo para a marcação segura do time celeste.

Aos 4’, Ramón Ábila – que substituiu o poupado Rafael Sobis – quase saiu na cara do gol depois de receber lançamento. Renan Ribeiro mostrou atenção e afastou o perigo, de carrinho, ainda na intermediária. Com maior posse de bola, mas pouco contundente, o São Paulo respondeu aos 18’. Jucilei encontrou Luiz Araújo na área, mas a finalização do atacante parou nas mãos de Rafael. Extenuados, as duas equipes passaram a dar mais espaço ao adversário a partir dos 30’. Aos 34’, Rafinha recuperou bola importante, mas matou o contra-ataque ao ser desarmado por Maicon, formado na Toca I e fundamental na consistência defensiva tricolor.

A pedido de Mano Menezes, a Raposa voltou para o segundo tempo propondo mais o jogo, avançando um pouco mais as linhas, embora tenha seguido com marcação reforçada. O São Paulo, por sua vez, buscou ser mais contundente. Rogério Ceni acionou o recém-contratado Thomaz no banco de reservas. O equilíbrio seguiu até os 16’, quando um velho conhecido dos cruzeirenses apareceu para colocar a equipe celeste na frente do marcador. Thiago Neves cobrou falta na área e o argentino Lucas Pratto cabeceou para o gol de Renan Ribeiro, marcando contra. 0 a 1.

De bola parada, mais uma vez, e se aproveitando da ‘lei do ex’, o Cruzeiro conseguiu ampliar o placar aos 24’. Thiago Neves cobrou nova falta para área e Hudson, ex-jogador do São Paulo, cabeceou sem chances para Renan Ribeiro, marcando seu primeiro tento com a camisa celeste. 0 a 2. Precisando ao menos diminuir a diferença, o time de Rogério Ceni deslocou toda sua força para o ataque – o centroavante Gilberto entrou na vaga do meia Cícero.

Muito coeso, o Cruzeiro manteve sua estratégia, aumentou a posse de bola no campo do adversário e administrou o resultado para definir a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil em Belo Horizonte, na próxima semana. O São Paulo, já afobado, seguiu com o mesmo problema de todo o jogo e não conseguiu ser contundente, facilitando o trabalho do time de Mano Menezes. Com o resultado, a Raposa pode até perder por um gol de diferença, no Mineirão, que estará classificada.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Super Esportes/Tiago Mattar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui