Campanha busca reconhecimento de parque do Norte de Minas como patrimônio da humanidade

0

Ambientalistas e órgãos estaduais se mobilizam em uma campanha para buscar o reconhecimento da Unesco como Patrimônio da Humanidade para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas.

O primeiro passo, segundo Iara Cordeiro, que representa o Instituto do Norte e Nordeste de Minas (Idene) no Conselho do Peruaçu, é fazer parte de uma lista tentativo; situação que o Peruaçu já faz parte desde o ano de 1998, mas ainda não foi indicado pelo governo federal. Uma audiência pública está marcada para o mês de maio, em Januária, para tentar sensibilizar ainda mais os envolvidos neste processo de reconhecimento.

A campanha Sou do Mundo Estou em Minas Gerais está recolhendo assinaturas eletrônicas nas redes sociais (facebook.com/peruacu.unesco.9) para buscar o apoio do governo federal e indicar o Peruaçu a este reconhecimento pela Unesco.

“São três órgãos que podem fazer esta indicação. O Ministério de Meio Ambiente, se este selo for um selo ambiental; Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) se este selo for cultural; ou Itamarati se for de extremo interesse do governo federal que este sítio receba este selo da Unesco”, explica Iara.

Peruaçu

O Peruaçu possui cerca de 40 cavernas catalogadas, em uma área de mais de 56 mil metros quadrados. O parque se tornou uma unidade de conservação no ano de 1999 com o objetivo de proteger o patrimônio geológico e arqueológico da região. No local são encontradas evidências humanas que datam há 11 mil anos. Por enquanto, a visitação ao parque só é possível por meio de agendamento. A previsão é que a partir do mês de junho ele seja aberto ao público para visitação.

Parque Nacional Caverna do Peruaçu (Foto: André Dib/Divulgação ICMBio)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui