Direto de Brasília – leia na página da jornalista Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


CLIMA QUENTE NA CÂMARA
O clima esquentou nesta terça-feira, no Plenário da Câmara dos Deputados, durante a sessão extraordinária para a discussão das regras para recuperação financeira de estados endividados – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Enquanto o relator, deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ), buscava entendimento para aprovar a proposta, parlamentares da oposição criticaram a manutenção de contrapartidas e defenderam texto alternativo. A votação acabou sendo adiada pela terceira vez em uma semana.

UNIDOS PELO CERRADO
Enquanto o clima era discussão e falta de entendimento no Plenário da Câmara, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável o clima era de acordo entre os participantes da audiência pública para discutir a situação das veredas no Cerrado brasileiro. Proposta pelo deputado Zé Silva (SD-MG), a audiência reuniu dezenas de representantes do Norte de Minas que compartilharam sua experiência e conhecimento, fortalecendo a mobilização pela preservação do ecossistema que é o segundo maior da América Latina e corresponde a 22% do território brasileiro. O que mais chamou a atenção na audiência, além do grande número de vereadores norte-mineiros presentes, foi a participação de parlamentares da bancada mineira na Câmara, que se permaneceram do início ao fim do debate. Fazia tempo que os parlamentares mineiros não compartilhavam de uma pauta de forma tão apartidária como se deu nessa audiência pública.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
A comissão especial que analisa a proposta de reforma de Previdência (PEC 287/16) vai se reunir na próxima semana para avaliar o parecer do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Nesta terça-feira, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto após reunião com presidente da República, Michel Temer, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com líderes da base do governo, o parlamentar baiano disse que vai propor mudanças no texto, relacionadas ao tempo de contribuição e à idade mínima para solicitar o benefício da aposentadoria

IDENTIFICAÇÃO ÚNICA
Nesta quarta-feira, o Senado Federal aprovou a criação de base de dados para unificar documentos do brasileiro. Conforme a proposta aprovada, a partir de agora, a identificação única deverá valer em todo o território nacional. Os dados ficarão em uma base de dados administradas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O texto também prevê uma cédula única de identidade com todas essas informações, mas o governo já avisou que vai vetar essa parte.

A LISTA DE FACHIN
Caiu como uma bomba no centro de Brasília a lista enviada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a outro foros e tribunais, com mais de 200 petições após as delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht. A lista, na verdade, é herança da lista apresentada por Rodrigo Janot, procurador-geral da República, no mês passado. A lista consta nomes como o dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT), Eduardo Cunha (PMDB), ex-presidente da Câmara, que não contam com não contam com foro privilegiado e, assim, as petições vão ser analisadas pela 1ª instância.

TODOS NO MESMO BARCO
Consta na lista de pedidos de abertura de inquérito do ministro do STF Edson Fachin o nome de 08 ministros do atual governo, 24 senadores e 42 deputados, inclusive os atuais presidentes da Câmara e do Senado, 11 governadores de estado, sete prefeitos e ex-prefeitos, entre outros. Fachin retirou o sigilo de todos os processos da Lava Jato que tramitam no STF, revelando que todos estão no mesmo barco. O PT é o partido com mais nomes citados na lista, com 21 no total, seguido do PMDB, com 20 nomes. O PSDB teve 14 nomes citados e do DEM e PP são 08 investigados cada. Todos negam qualquer envolvimento em irregularidades e lamentam ver seus nomes citados.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui