Escola de Taiobeiras promove seminário sobre o autismo

0

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no município de Taiobeiras, no Território Norte, programou para esta semana a realização do “I Seminário de Conscientização do Autismo (TEA) – Conhecer para Incluir”. O evento, promovido em sintonia com o recente Dia Mundial da Conscientização do Autismo (celebrado em 2 de abril), reuniu 470 participantes, entre estudantes, educadores das redes de ensino estadual, municipal e privada, além de profissionais de creches da cidade e municípios vizinhos.

Organizado pela direção e professores do Ensino Especial do Atendimento Educacional Especializado de Complementação (AEE) da instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí, o encontro contou com a participação de psicólogos, psicopedagogos e analistas educacionais. A ação ocorreu no auditório da Escola Municipal João da Cruz Santos.

“Buscamos sensibilizar e orientar o público sobre oTranstorno do Espectro Autista (TEA) e, também, sobre as metodologias de intervenção existentes nas áreas da saúde, educação e assistência social”, explica a diretora da Escola, Ivonilde Rodrigues.

Segundo Ivonilde, a instituição já vem trabalhando essa temática para melhorar o atendimento dos seus três alunos autistas – dois do 6º ano e um do 9º ano do Ensino Fundamental. “A nossa preocupação é capacitar os educadores para que eles consigam aproveitar as potencialidades desses estudantes e dar um suporte adequado dentro e fora da sala de aula”, observa.

Para a professora de apoio de novas tecnologias e de recursos motivacionais da escola, Cristiane Meireles de Oliveira, a iniciativa diminui o preconceito em torno do autismo. “O conhecimento fortalece e quebra maneiras de pensar já impregnadas na sociedade. Além disso, muitas vezes o aluno é inserido no contexto educacional, mas não está incluso. Então, reforçamos que o acesso à educação é um direito de todos e defendemos a inclusão social de pessoas com o diagnóstico no cenário contemporâneo”, afirma.

A programação do seminário incluiu, ainda, a palestra “Legislação e Inclusão dos Alunos Autistas”, ministrada pela analista educacional da equipe de Educação Especial da SRE de Araçuaí, Dyane Lages. Ao final, o encontro, realizado na terça-feira (4/4), teve a apresentação do Coral Cantarte II, que contou com a participação de 30 estudantes da escola, e uma apresentação teatral dos professores.

Encontro aconteceu na terça (Foto: Arquivo da E.E. Presidente Tancredo Neves)

Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta condição, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA). Esses distúrbios, que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, têm como sintomas, por exemplo, fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Para lembrar a data, no Brasil e em outros países, vários monumentos foram iluminados de azul – a cor foi definida porque o transtorno é mais comum em meninos.

Encontro aconteceu na terça (Foto: Arquivo da E.E. Presidente Tancredo Neves)

Encontro aconteceu na terça (Foto: Arquivo da E.E. Presidente Tancredo Neves)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui