Prefeitura de Governador Valadares pede que moradores continuem economia de água

0

A prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, solicitou aos moradores, na tarde deste sábado (1º de abril), que continuem economizando água após o acidente em um posto de gasolina, nessa sexta-feira (31), no qual aproximadamente 3.000 litros de óleo diesel atingiram a rede pluvial do município.

Por recomendação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) suspendeu nessa sexta a captação de água em três Estações de Tratamento de Governador Valadares: a Central, a Recanto dos Sonhos e a São Vitor.

Neste sábado, a administração municipal informou que a captação na Estação Central já foi normalizada. Análises da água do rio Doce feitas em um laboratório da SAAE constataram que o óleo diesel não chegou a afetar o líquido retido nessa unidade.

Entretanto, como os reservatórios da Estação Central demoram para encher e a distribuição para os moradores é retomada gradativamente, a prefeitura pediu que a população siga com a economia de água.

Segundo a prefeitura, 16 caminhões-pipa estão abastecendo hospitais, instituições de caridade e presídios da cidade neste fim de semana.

As amostras de água das outras duas estações que podem ter sido afetadas pelo óleo diesel foram encaminhadas para um laboratório em Piracicaba, no interior de São Paulo.

O acidente

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o gerente do posto de combustíveis no bairro Lourdes, em Governador Valadares, afirmou que o vazamento de óleo diesel aconteceu quando funcionários do estabelecimento verificavam um outro escoamento em um tanque subterrâneo.

Conforme o relato do administrador, um cliente, ao manobrar seu veículo, teria colidido com um equipamento que realizava o procedimento de retirada do combustível da bomba. Por causa da batida, o óleo diesel vazou e atingiu a rede pluvial por meio de um bueiro e, consequentemente, o rio Doce.

A equipe da PM de Meio Ambiente cobriu o local com serragem por medida de segurança e o Corpo de Bombeiros realizou a captação de amostras de água em diversos pontos para a análise. Segundo a Semad, o proprietário do posto de combustíveis foi multado em R$ 26 mil.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo / Ailton do Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui