Anater dá dicas de como fazer uma horta em pequenos espaços

0

O plantio de uma horta em casa pode ser uma tarefa simples e prazerosa, contribuir para a prevenção do estresse, além de possibilitar o cultivo de alimentos frescos e saudáveis. Por menor que seja a casa ou apartamento, com um pouco de criatividade e informações básicas, é possível encontrar espaço para cultivar espécies de temperos, ervas medicinais e até flores.

Para quem quer aproveitar esses espaços e iniciar o cultivo de uma horta, o engenheiro agrônomo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Kleber Batista Pettan, dá algumas dicas para o sucesso da atividade.

A primeira dica é escolher um espaço onde haja sol e onde seja possível circular sem danificar a plantação. O ideal é colocar os vasos mais próximos das janelas, sacadas e outros locais abertos para melhor aproveitar. Para horta no quintal ou no jardim, caso haja animais de estimação, o agrônomo recomenda isolar o espaço para evitar que eles danifiquem as plantas.

A segunda dica é no preparo do solo. A recomendação do engenheiro é arejar a terra revolvendo com a ajuda de uma enxada ou ancinho e retirar as pedras e ervas daninhas. “O ideal para as hortaliças é um solo misto, com bom equilíbrio de areia, argila e adicionado de matéria orgânica. Para isso, acrescente uma camada de 2 a 10 cm de composto orgânico e terra fértil. Também é possível adicionar um pouco de adubo químico, tipo 4-14-8, encontrado nas lojas de plantas ou supermercados”.

Depois de preparado o solo, é só plantar os vegetais, seja por meio de sementes ou mudas. As sementes podem ser plantadas em um mesmo vaso, mas após germinar e formar pequenas plantas deverão ser transplantadas de forma individual para outros vasos. “Em caso de vasos maiores ou horta no chão, lembre-se de deixar uma distância de um palmo (20 centímetros) entre mudas para que as plantas tenham espaço para crescer. Em caso de vasos, é importante escolher modelos proporcionais ao tipo de vegetal que será cultivado, sempre com um furo na parte inferior para drenar a água, lembrando que quanto maior o diâmetro e a profundidade, melhor”, observa.

O QUE PLANTAR

As hortaliças mais fáceis de serem plantadas são as que possuem a parte aérea comestível e são de rápido crescimento e colheita, como coentro, cebolinha, salsa, alface, chicória, almeirão, rúcula, espinafre, e algumas plantas condimentares como alecrim, hortelã, erva cidreira, manjericão, alfavaca, e hortaliças de fruto como pimentão, tomate e pimenta.

Na hora de regar, o agrônomo explica que a quantidade ideal é quando o solo fica úmido, fresco e a planta responde com uma bela aparência. “Em dias frescos, regue menos e em dias muito quentes regue mais. Plantas novas, regue todos os dias, e plantas adultas, regue dia sim e dia não”. Kleber também recomenda colocar um pratinho com areia embaixo do vaso para que a água fique depositada depois de drenar e evitar a proliferação do mosquito da dengue, e utilizar vasos de material mais leve, para facilitar mover na hora da higienização do local.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Jerúsia Arruda/Ascom Anater)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui