Comarca de Águas Formosas ganha centro de solução de conflitos

0

A Comarca de Águas Formosas (região Jequitinhonha/Mucuri) ganhou na manhã desta terça-feira, 21 de março, uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A iniciativa é mais um passo que reforça o compromisso do Poder Judiciário mineiro com a paz social. A solenidade de instalação aconteceu no salão do júri do fórum da comarca, com a presença de várias autoridades, entre elas o juiz Maurício Pinto Ferreira, auxiliar da 3ª vice-presidente.

Durante a solenidade, o diretor do foro da comarca, juiz Glauber Oliveira Fernandes, que irá coordenar a unidade, destacou o fato de que os Cejuscs se fundam em três pilares: “conciliação/mediação extraprocessual, que envolve questões ainda não submetidas ao crivo do Judiciário, conciliação/mediação dos feitos em andamento e cidadania, que funcionará como uma miniunidade de atendimento integrado”.

Na avaliação do magistrado, o Cejusc constitui-se, assim, como um projeto amplo e desafiador. “Para a Comarca de Águas Formosas, proporcionará contribuição significativa para a melhoria dos espaços sociais. Nele, depositamos a esperança de um Judiciário melhor adaptado tanto para os problemas atuais quanto para os futuros”, afirmou o juiz, para quem o Cejusc é também um espaço de atuação da sociedade que necessita da cooperação da advocacia, do Ministério Público e dos eventuais núcleos de prática jurídica das faculdades de direito.

Além de Águas Formosas, integram a comarca os Municípios de Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Maxacalis, Santa Helena de Minas e Umburatiba e os Distritos de Água Quente, Nova Santa Luzia e Umburaninha.

Cejusc em Minas

Os Cejuscs são unidades da Justiça mineira que concentram as audiências e as sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o setor de cidadania, que oferece serviço de atendimento e orientação ao cidadão. A unidade de Águas Formosas funcionará no fórum da comarca (Rua Deodoro de Almeida Pinto, 132, Centro).

A Resolução 682/2011, do TJMG, prevê a criação dos Cejuscs em todas as comarcas do estado, como uma forma de fomentar a pacificação social, dentro da política de tratamento adequado aos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. A coordenação dos centros judiciários fica a cargo da 3ª Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria da Gestão da Inovação (Agin).

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: TJMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui