“Elas são um pedacinho de mim”, lamenta dançarina que teve cinco serpentes apreendidas em Montes Claros

0

A dançarina Haybara Zead, que teve cinco serpentes apreendidas em Montes Claros, conseguiu recuperar dois animais nesta terça-feira (14). Haybara, conhecida como a Rainha das Cobras, lamenta as apreensões, pois afirma que cria as serpentes há cerca de 20 anos.

“Elas são um pedacinho de mim. São minhas amigas. Elas têm um quarto só para elas e são bem tratadas; é tanto que estão com cerca de 50 quilos cada píton. A questão não foi apenas a apreensão das serpentes, tem ainda o lado sentimental, emotivo entre nós”, explica.

Haybara espera o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizar o microchip de uma jiboia apreendida nessa segunda-feira (13). “Tenho nota fiscal regularizada dela, mas eles não localizaram ainda o chip. As aranhas, eu confirmei que errei, e não possuo autorização delas”.

Dançarina cria animais há mais de 20 anos (Foto: Valdivan Veloso/G1)

A dançarina contestou o cumprimento de mandados de busca e apreensão sem que ela estivesse no imóvel, mas a Polícia Militar de Meio Ambiente diz que a ordem judicial deve ser cumprida independente das circunstâncias.

“Este mandado chegou inicialmente ao Ibama. O que fizemos aqui foi dar apoio para garantir o poder de polícia dos órgãos fiscalizadores ambientais. Quando se tem um mandado, temos que cumprir”, explica o sargento Fábio Martins Marcelino.

O Ibama afirmou que a dançarina não comprovou a documentação de duas jiboias, ameaçadas de extinção; e nem das três aranhas, animais que não existem criatórios legalizados. A multa aplicada à dançarina é de R$ 16,5 mil.

Ainda segundo o Ibama, os animais não recuperados por ela serão devolvidos ao habitat natural.

Haybara conseguiu comprovar legalidade de duas pítons (Foto: Valdivan Veloso/G1)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: G1 Grande Minas / Reportagem: Valdivan Veloso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui